A tecnologia avança de forma muito rápida. Há menos de cinco anos poucas pessoas tinham computador em casa e, menos ainda estavam conectadas à internet. Atualmente, o acesso facilitado ocorre através de notebooks, netbooks ou mesmo celulares, todos facilmente transportados para qualquer lugar.
Talvez por causa disso, as lan houses estão cada vez mais difíceis. Há pouco tempo, esses estabelecimentos eram encontrados praticamente em todas as ruas e viviam constantemente lotados. Agora, também por causa dos modens das operadoras de telefonia que baratearam o custo da internet, muitas lan houses estão fechando ou tendo que se readequar para continuarem no mercado.
Há dois anos, quando Márcio Duda abriu seu estabelecimento, a procura era 30% maior do que na atualidade. Por causa disso, ele resolveu oferecer alguns serviços agregados como digitação, formatação e manutenção de computadores. ?O movimento ainda é grande, mas boa parte das pessoas visam mais coisas de trabalho do que o acesso para entretenimento?, afirma Márcio.
Segundo ele, o faturamento bruto é de R$ 2.700. Mas o gasto com a manutenção da lan house chega a R$ 1.500 em um mês em que não há despesas extras. ?Eu acho que ainda está dando retorno, mas com a facilidade de comprar computadores, isso pode mudar logo?, opina Márcio Duda.
E por causa da popularização de computadores e da internet, o acesso pago nas lan houses continua muito barato, contribuindo para que os altos gastos com a manutenção do estabelecimento não sejam recompensados.