Os moradores do Povoado Brejo do Pascoal, localizado a cerca de 40 quilômetros do município de Timon, foram beneficiados com a entrega de uma biblioteca, doada pela Embrapa -Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Luís (MA) e em parceria com a Prefeitura de Timon, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR).
A doação foi realizada pelo Programa Brasil sem Miséria. A biblioteca possui livros com edições voltadas para a produção rural, com o objetivo de incentivar as pessoas a utilizarem a produção agrícola, com técnicas apropriadas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Timon, Luiz Francisco de França, "a biblioteca é uma das formas de tentarmos melhorar e otimizar a produção agrícola. As pessoas já trabalham com a produção rural e necessitam de melhores técnicas de aperfeiçoamento", ressalta o secretário.
A comunidade de Brejo do Pascoal tem cerca de 80 famílias, sendo que a maioria delas trabalha na roça. Luiz Francisco diz também que mais três comunidades da zona rural serão beneficiadas com a instalação de bibliotecas, que serão entregues uma a cada semana. As próximas comunidades que serão contempladas com biblioteca rural são: Tamanduá, Canhaçu e Bambu.
E para melhor assimilação dos conteúdos dos livros específicos, cada biblioteca terá um técnico (pessoa habilitada na área), para organizar reuniões, com o intuito de discutir algumas das temáticas, além de orientar as pessoas no processo de aprendizado de conteúdo e sua utilização na prática de produção agrícola.
"Outra forma de estimulá-los é o fato de que 30% da merenda escolar consumida por estudantes tem que ser comprada de agricultores", observa Luiz Francisco.
A biblioteca conta com um acervo de 150 livros que trazem informações sobre técnicas de produção agrícola e criação de animais. Desde o início de 2013, a Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria de Educação (Semed), já realizou manutenções hidráulicas, elétricas e reparos em mais de 50 escolas da zona rural.
As melhorias vêm trazendo benefícios aos alunos e professores, proporcionando ambientes favoráveis e mais conforto e segurança. Neste primeiro semestre de 2014, mais de 20 escolas da zona rural passaram por reformas.