Já estão abertas as inscrições, até o dia 6 novembro, para o concurso Arte em Casa, projeto que pretende descobrir talentos das escolas pública estaduais durante o isolamento social. Produzir e fazer arte ultrapassam fronteiras e os interessados poderão se inscrever com envio de vídeos nas áreas da música, dança, pintura, poesia e desfile para escolha do Garoto e Garota Estudantil Remoto 2020
A live de lançamento foi nessa quarta-feira (28), com transmissão pelo Canal Educação, no YouTube, e contou com a presença de um dos talentos já descobertos do Ceti Didácio Silva, o ex-aluno da rede estadual de ensino, Willyam Teles. O estudante contou que se formou na turma 2019 e durante a vida escolar sempre teve o incentivo de ter a cultura e arte como parte importante de sua formação.
“Canto desde os 13 anos e hoje trabalho profissionalmente com a música. A cultura e arte afastam muita coisa ruim e a escola é uma vitrine. No Piauí, o Didácio é uma referência para o estado e para o Brasil e lá tive todo o apoio e participei de muitos eventos representando a escola”, disse o ex-aluno.
Como participar?
Os interessados deverão preencher a ficha completa com seus dados e enviar os materiais (vídeos) para as escolas. Os três primeiros colocados, em cada modalidade, receberão prêmios em dinheiro que variam de R$ 500 a R$ 2.000. A divulgação do resultado tem previsão de ocorrer já no dia 25 de novembro e a entrega dos prêmios ocorrerá no dia 4 de dezembro com uma grande live por meio do Canal Educação.
Os alunos poderão escolher apenas uma das modalidades para se inscrever. O concurso é voltado aos alunos devidamente matriculados em escolas da Rede Estadual de Ensino, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio (de qualquer modalidade), que queiram mostrar seus talentos.
“Temos um edital completo com tudo bem detalhado e os alunos terão a ajuda das escolas e as essas terão o apoio das gerências regionais. Todo o projeto visa disseminar a cultura e a arte neste momento, além de contribuir na formação integral dos alunos da rede estadual de ensino”, disse o coordenador do evento, Alberto Machado.