Em noite de muito samba no pé, Teresina agora já conhece as novas majestades do Carnaval 2019. A disputa foi acirrada, pois 38 candidatos foram ao palco do Iate Clube para disputar os títulos. Com muita animação e torcida organizada, a festa foi repleta de alegria.
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), busca reforçar o teresinense alegre e com respeito à inclusão social.
Dando início ao concurso, Anatasha Rodrigues e Celso Abué foram coroados como Rainha e Rei da Pessoa com Deficiência. Logo em seguida, o palco ficou pequeno para os candidatos da Pessoa Idosa. Com a maioria dos votos, a nova Rainha é Antônia Dilsa de Sousa, e após um empate e diferença de três votos, o novo Rei é Godofrêdo Alves da Costa, conhecido como Mamulengo.
Paulo Dantas, gerente de promoção cultural da FMC, conta que a escolha das majestades foi positiva. “Foi muito democrático, porque a comissão era de pessoas de diversos segmentos artísticos e administrativos. Foi tudo muito bem avaliado. As pessoas perceberam essa credibilidade e elogiaram a festa”, destaca.
Para o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a seleção destaca a importância da cultura. "A seleção é a reafirmação do compromisso da cidade com a cultura e entretenimento e a Semcaspi se sente feliz em participar dessa grande festa", disse.
Dando continuidade à festa, aclamada pelo público, a nova Rainha Trans, Dani Venturinni, destacou-se e levou a maioria dos votos. "Foi uma expectativa muito grande, mas no final foi bem recompensador", disse. Assim como Dani, o novo Rei Momo do Carnaval, Lerival da Costa Oliveira, conquistou o público e jurados pela sua simpatia e samba no pé. “Ser ícone dessa festa me deixa muito feliz. Ver a alegria das pessoas e a importância que a figura da majestade tem só me deixa com vontade de levar muita animação a todos”, disse Lerival, que decidiu concorrer após uma campanha organizada nas redes sociais.
O desfile mais aguardado da noite foi o das beldades concorrentes à Rainha, que aconteceu de forma calorosa. A cada candidata, o público presente mostrava entusiasmo e animação. Mara Cardoso foi coroada pela sua simpatia e desenvoltura ao desfilar e sambar na passarela. “Nós precisamos de energia e simpatia e pretendo transmitir isso durante o Carnaval 2019”, afirmou a majestade.
A premiação varia de acordo com cada categoria, sendo R$ 5.000 para Rei e Rainha tradicional e R$ 3.500 reais para as demais majestades.
Para o jurado Genésio Filho, a coroação representa tradição e alegria. "Os Reis e Rainhas fazem um trabalho muito legal durante o ano, e a sua escolha nos transmite alegria e tradição dessa festa tão bonita que é o Carnaval e a folia de Momo”, disse.
Com a confirmação da importância da tradição de Momo, o superintendente da FMC, Abiel Bonfim, acredita que a alegria dos candidatos contagia. “Estamos resgatando a tradição de Momo na cidade e a alegria vista hoje pelos candidatos levou o público à loucura. Foi muito bonito de acompanhar”, finaliza.