O Governo do Estado do Piauí, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Piauí (Sinduscon) e a Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram, em reunião no final da tarde de sexta-feira (02), estender para mais 60 dias a venda de casas e apartamentos para os servidores públicos estaduais com as mesmas condições oferecidas durante o 1º Feirão de Imóveis do Servidor. O evento será encerrado às 14h deste sábado, com a presença do governador Wellington Dias (PT) e do secretário estadual de Administração, Francisco José da Silva, o Franzé Silva.
Franzé Silva afirmou que estão assegurados por 60 dias os mesmos benefícios para os servidores públicos estaduais como financiamento de 90% do valor do imóvel com juros de 5,5% ao ano e entrada parcelada em dez vezes sem juros. “Com o fim do Feirão do Imóvel do Servidor, os servidores podem negociar diretamente com as construtoras a compra de apartamentos e casas nas mesmas condições oferecidas pelo feirão”, falou Franzé Silva, que vai comprar neste sábado um apartamento no último dia do 1º Feirão do Imóvel do Servidor.
Para ele, o 1º Feirão de Imóveis do Servidor foi superpositivo e superou as expectativas e as avaliações iniciais feitas pelo Governo do Estado e as construtoras. O 1º Feirão do Imóvel do Servidor oferece 2.300 casas e apartamentos e a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou R$ 500 milhões de crédito para os servidores públicos para a compra de casas e apartamentos.
“Além de ser uma oportunidade para o servidor público estadual realizar seu sonho de possuir a casa própria, a economia também vai ser beneficiada porque a indústria da construção civil vai construir mais novas casas e apartamentos fazendo girar a economia, além de que o setor de insumos também se beneficia e os trabalhadores que terão mais empregos de carteira assinadas”, falou Franzé Silva.
Feirão aquece mercado imobiliário
Franzé Silva disse que o Feirão aqueceu o mercado imobiliário local. “O servidor inicia o processo de negociação com desconto de 5% e tem a facilidade de parcelar a entrada em até 10 vezes sem juros. Todo imóvel que for vendido nós temos um percentual voltado para o fundo de previdência, capitalizando e levando nova receita para o fundo de previdência. Queremos que esse feirão seja uma iniciativa de nosso servidor com o mercado imobiliário e que possamos levar esse feirão também para o interior do estado”, disse Franzé Silva.
Vinte e oito imobiliárias e construtoras colocaram à venda imóveis prontos destinados aos servidores públicos estaduais do Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público e advogados inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) , que poderão adquirir a casa própria, com descontos e facilidades de financiamento.
Servidores que tiverem interessem em adquirir um imóvel, mas que não possuem o valor necessário para efetuar o pagamento da entrada, terão acesso à modalidade de empréstimo consignado, ficando com a Caixa Econômica o financiamento de até 90% do valor restante.
Fonte: Efrém Ribeiro