De acordo com o mais recente relatório do Fórum Econômico Mundial, novas tecnologias e inovações estão provocando mudanças nas oportunidades de trabalho no mercado. O relatório revela quais profissões têm o maior potencial de crescimento acelerado e maior possibilidade de desenvolvimento nos próximos 5 anos.
A organização afirma que a disrupção é a palavra que melhor define o que está acontecendo no mercado de trabalho global, causando uma mudança de 23% dos empregos em todo o mundo. Essa transição pode ser positiva, resultando em mais oportunidades, ou negativa, levando ao fim de algumas especialidades. Em qualquer caso, essas mudanças são inevitáveis (mais informações serão apresentadas adiante).
O relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial aponta cinco principais fatores responsáveis pela disrupção no mercado de trabalho atual e nos próximos cinco anos. Esses fatores são:
1 - CRESCIMENTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Segundo a pesquisa, 86% das empresas apontam a adoção de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, como o principal fator transformador das carreiras e da forma como as empresas operam. A crescente incorporação dessas tecnologias pela sociedade tem acelerado a necessidade de adaptação tanto dos profissionais quanto das marcas.
2 - AMPLIAÇÃO DO ACESSO DIGITAL
Em decorrência do fator anterior, as empresas enxergam novas oportunidades de mercado e, por isso, investem cada vez mais em profissionais que saibam liderar iniciativas lucrativas. Para 86% das companhias pesquisadas, a ampliação do acesso digital é um fator importante para a disrupção do mercado de trabalho.
3 - APLICAÇÃO MAIS AMPLA DE PADRÕES ESG
Para 81% das empresas pesquisadas, os novos padrões de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG) estão ganhando importância e devem influenciar as decisões no mercado de trabalho pelos próximos 5 anos.
4 - CUSTO DE VIDA ELEVADO DOS CLIENTES
O aumento do custo de vida em mercados globais tem impactado as decisões de compra dos consumidores, o que tem obrigado as empresas a se adaptarem a essa nova realidade. Isso foi apontado por 75% das empresas pesquisadas.
5 - DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA GLOBAL
O que inicialmente foi percebido como um efeito pandêmico em 2020, tem se consolidado como uma tendência de longo prazo nos mercados globais. Com isso, 73% das empresas enxergam um cenário de redução de investimentos nos próximos 5 anos e alta necessidade de adaptação por parte das companhias e dos profissionais.
O relatório recente do Fórum Econômico Mundial destaca que, após a instabilidade causada pela pandemia, a adaptabilidade e a rapidez serão fundamentais para o futuro do trabalho. Além disso, a responsabilidade ambiental e social também deve ser levada em conta. A pesquisa aponta que cerca de 23% das profissões existentes passarão por mudanças significativas nos próximos 5 anos, o que significa que mais de um quarto dos profissionais disponíveis no mercado enfrentarão alterações em suas formas de trabalho.
Essas mudanças serão impulsionadas principalmente pela adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, análise de dados, automação e robótica, que têm o potencial de aprimorar o trabalho de profissionais ou até mesmo substituir completamente algumas posições.
É importante ressaltar que a automação terá um papel fundamental na vida de qualquer profissional nos próximos anos, não apenas na indústria, onde a substituição de trabalhadores humanos por robôs é mais comum. A adoção de softwares de automação deve se tornar cada vez mais comum em rotinas de escritório, educação e setor de serviços.
Segundo a pesquisa global e análise de tendências de mercado realizada pelo Fórum Econômico Mundial, estas são as profissões que apresentam maior potencial de crescimento nos próximos 5 anos:
- Especialista em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
- Especialista em Sustentabilidade (ESG)
- Analista de Inteligência de Negócios (BI)
- Analista de Segurança da Informação (Cibersegurança)
- Engenheiro de Fintech
- Cientista e Analista de Dados
- Engenheiro de Robótica
- Engenheiro de Eletrotecnologia
- Operador de Equipamentos Agrícolas
- Especialista em Transformação Digital