Museu do Divino é parte robusta da cultura religiosa de Amarante, com um acervo de mais de 50 oratórios, miniaturas, bandeiras e flâmulas usadas na tradicional Festa do Divino.
O acervo do museu está presente desde a entrada, que preserva a memória da sua fundadora, aos móveis do século XIX entre eles um armário com mais de 200 pingentes e terços e uma cristaleira, uma capela, miniaturas do Divino Espírito Santo, quadros que representam a festa do Divino e a paisagem de Amarante, entre muitos outros itens.
Fruto de acervo pessoal da família de Dona Dedé e de doação de outros moradores de Amarante, o acervo hoje conta com aproximadamente mais de 500 itens. O museu tem, ao todo, quatro cômodos abertos à visitação e uma pequena capela.
Quem visita o museu do Divino em Amarante é marcado por um forte sentimento de fé que foi repassado de geração para geração e que permeia toda cidade de Amarante. Os visitantes também podem deixar a sua marca no local, assinando o livro de presença, que por sinal, já foi assinado por visitantes de todo o Brasil e de países como Estados Unidos.