Universidades públicas oferecem plataformas com cursos online e gratuitos até mesmo na área da saúde. O R7 fez uma seleção para quem pretende se atualizar e conquistar um certificado.
Os cursos realizados pela Eskada na tem o certificado emitido pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Além da universidade, a plataforma conta com o apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do MEC (Ministério da Educação). Entre as opções é possível estudar Psicologia da Educação, Psicologia Organizacional, Medicina Ocupacional entre outros.
A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) oferece mais de 50 cursos online e gratuitos pela plataforma Lumina em diferentes áreas do conhecimento. Em saúde, vale conferir os cursos de Neurociência, Cuidados com Saúde Bucal, entre outros.
O MOOC GGTE - Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é um portal de cursos online, livres e gratuitos gerenciado pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da universidade. Os cursos são produzidos pela comunidade acadêmica da Unicamp em parceria com o GGTE e por outras instituições públicas. Todos os cursos possuem um atestado de horas gerado após serem concluídas todas as atividades, sem, no entanto, emissão de certificados.
A USP (Universidade de São Paulo) oferece pelo Coursera, na área de saúde, o Compreendendo o Zika e doenças emergentes.