
A arqueóloga Niède Guidon, conhecida mundialmente pelas pesquisas sobre o povoamento das Américas, completa 90 anos neste domingo (12). Ela revolucionou uma das mais importantes áreas arqueológicas do Brasil, que atualmente concentra um dos maiores sítios pré-históricos do planeta, o qual foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Niède Guidon também criou o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, que recebem milhares de visitantes e ajudam a movimentar a economia.
HOMENAGENS
Nas redes sociais, Niède recebeu diversas homenagens pela sua trajetória e pioneirismo. Os perfis do Parque Nacional da Serra da Capivara homenagearam a arqueóloga e narram sua trajetória de vida.
“Não estamos falando de uma pesquisadora que teve sorte de saber dessas inscrições rupestres daqui do Piauí e que veio estudá-las e, posteriormente, criou um parque. Podemos dizer que a Serra da Capivara quem teve a sorte de ser encontrada por alguém de tanta fibra, que persistiu e dedicou uma vida para que ela se tornasse o que é hoje”, diz a nota.
“Inspiração. Hoje a bicharada da Serra da Capivara está em festa, comemorando os 90 anos da sua mais fiel protetora: Drª Niéde Guidon. O sentimento é de gratidão. Feliz Aniversário”, disse.
Outros perfis homenagearam a arqueóloga com lembranças e reflexões sobre sua trajetória incansável.
“Hoje a incansável Arqueóloga Brasileira Dra Niède Guidon está aniversariando, responsável pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara, uma das mais importantes Unidades de Conservação Brasileira, e defende a teoria que o povoamento da América tem datações que remontam até 100 mil anos. Nossa eterna gratidão! Dra Niède Guidon, felicidades”, disse.
E para muito além, Niède Guidon será homenageada na produção de um livro, onde vai narrar retratos de mulheres que construíram, expandiram e transformaram seus campos de atuação no país. A Editora Rosa dos Tempos compartilhou várias publicações para homenagear a arqueóloga.
TRAJETÓRIA
Nascida em Jaú, interior de São Paulo, Niède Guidon é filha de pai francês e mãe brasileira. Ela é formada em História Natural pela Universidade de São Paulo, e chegou a lecionar por quase 8 anos em Paris, na França, antes de chegar ao Piauí, no ano de 1973.
A chegada de Niède, possibilitou a realização de uma missão arqueológica formada por pesquisadores brasileiros e franceses, que anos mais tarde resultaria na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Ao longo de sua trajetória, Niéde Guidon recebeu inúmeros títulos e reconhecimentos, entre eles está o de Academia Brasileira de Ciências e da Academia Piauiense de Letras.