Conselho de Arquitetura promove ciclo de palestras

Hoje será ministrada palestra sobre arquitetura e designer

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O arquiteto e urbanista Gerardo Fonseca, conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, esteve nesta tarde do dia 10, no Programa Fogo Cruzado, da Rádio Jornal Meio Norte, para falar sobre o ciclo de palestras, que será realizado hoje, segunda-feira, no auditório do Sebrae-PI.

Um dos objetivos do encontro, que terá uma semana, de programação, em comemoração ao Dia do Arquiteto, 15 de dezembro, é o de congregar os arquitetos e urbanistas locais. “O Conselho de Arquitetura e Urbanista tem como finalidade pugnar pela Arquitetura. É um conselho para defender a sociedade é fiscalizar os serviços registrados em nosso conselho”, ressalta o urbanista.

Ele informou que hoje, por exemplo, será ministrada uma palestra sobre Arquitetura e Designer, com dois arquitetos, premiados mundialmente, um deles é o arquiteto Flávio Franco e o Eduardo Avelino, que irão falar sobre a interface, designer e arquitetura. Outra palestra será ministrada pelo vice-presidente do CAU-PI, João Alberto Monteiro, que também é arquiteto e urbanista, e que irá falar sobre Gestão de Escritórios.

“Mas o tema recorrente em tudo é a cidade. Estamos tentando levar para toda a população do Brasil o direito que todo cidadão tem, que é o direito a uma assistência técnica de arquitetura e urbanismo. Essa é a nossa maior fonte de debate para os próximos anos, ´que é fazer com que a sociedade reconheça no arquiteto, aquele profissional que possa trazer uma satisfação, no seu ambiente de residência e na sua cidade”, explica.

Em relação a algumas áreas da cidade de Teresina que são alagadas com as fortes chuvas, Gerardo Fonseca falou que quanto mais a cidade cresce, mais planejada ela deve ser. E que os projetos decorrentes do urbanismo, a drenagem, por exemplo, têm que seguir as premissas do urbanismo.

“O plano de drenagem é feito, exclusivamente, por engenheiros. Um bom projeto facilita o trabalho do engenheiro”. De acordo com o arquiteto, muitas vezes, mesmo com um projeto bem aplicado, até a construção de um muro, pode desviar o percurso das águas.

Ele diz também que o ideal é que seja feito um acompanhamento técnico, durante as obras que venham a ser feitas, naquela área, já construída. Gerardo Fonseca concluiu a entrevista dizendo que o mercado de Arquitetura está em franca expansão, com 150 mil profissionais, sendo que no Piauí, existem cerca de mil arquitetos. “Nós estamos tentando utilizar o arquiteto como um agente transformador da realidade social. Levar o arquiteto aonde o povo precisa”, enfatiza. Ele diz ainda que a sociedade que precisa desse trabalho e não tem condições econômica, pode dispor de todos esses trabalhos desses profissionais, a custo zero. E quem vai pagar esses serviços são os editais de ATIs, que os municípios e governos têm que implementar”, finalizou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES