O setor da construção civil é tido como um dos grandes geradores de resíduos para o meio ambiente. Empresas do setor reconhecem a importância de reduzir o impacto e investem em mudanças nos processos produtivos para a gestão eficiente destes resíduos.
A gestão do lixo permite, por exemplo, que muitos materiais sejam reutilizados, eliminando os gastos com o descarte de entulho. A MRV iniciou a implantação da gestão de resíduos da construção civil há alguns anos e já possui uma estrutura responsável pelo tratamento adequado dos detritos produzidos quase na totalidade de suas. Outra iniciativa que já vem sendo adotada pela Companhia é a segregação dos detritos na própria obra, o que possibilita que eles tenham um destino adequado.
Reduzir o uso de caçambas em obras em suas operações é uma das metas da empresa de engenharia. No ano de 2016, o número de caçambas foi reduzido em 32%, por meio da produção de unidades pelo método construtivo “parede de concreto”. Esta iniciativa possibilita maior eficiência na redução de resíduos em relação ao processo convencional.
As obras executadas pela construtora contam com um operário responsável pela destinação correta do que é gerado, que inclui a reciclagem, a logística reversa, doação ou venda para cooperativas ou reutilização nas próprias obras. Um exemplo deste reaproveitamento de materiais está no subproduto que é formado com o pó de pedra, a areia e o pedrisco, deixados nas obras, que são integrados à argamassa de contra piso ou aplicações similares.