Consumo de ovo dispara no país e passa de 250 por pessoa

O Brasil chega a ser o sexto maior produtor mundial. Lembrando que a produção nacional, em 2021, ficou próxima de 55 bilhões de unidades

Consumo de ovos dispara no Brasil e chega a 250 por pessoa | Globo Rural
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ovo brasileiro está cada vez mais na mesa do brasileiro e  vem ganhando espaço no mercado internacional. Ele já acumula uma alta de 13,5% em exportações, até agosto de 2022.

Leia Mais

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz que o consumo interno do produto praticamente dobrou desde 2007. O último realizado em 2021, mostra que cada brasileiro consome 257 unidades por ano, em comparação com as 131 unidades por pessoa 15 anos atrás.

Ovos são consumidos cada vez mais pelos brasileiros - Globo Rural

Benefícios do alimento

Ricardo Santin, presidente da ABPA e também do Conselho do Instituto Ovos Brasil, acredita que o aumento do consumo é fruto de campanhas de esclarecimento à população sobre os benefícios do alimento.

“No início da década passada, a Ciência entrou em campo e reverteu esta desinformação, mostrando que, na verdade, o ovo é o alimento mais completo na natureza, depois do leite materno. A partir disso, um amplo trabalho de esclarecimento pautado por informações científicas e pela ampliação da capacidade produtora do Brasil foi estabelecido, e permitiu disponibilizar à população oferta de produtos que superam a média global de consumo, que é de 230 unidades”, analisa Santin.

Sexto maior produtor mundial

O Brasil é o sexto maior produtor de ovos do planeta. No país são produzidos 1.743 ovos por segundo, usando como base os números da produção total de 2021, que chegou a 54,973 bilhões de unidades. Entre os principais estados produtores estão: São Paulo (29,6%), Minas Gerais (10,5%), Espírito Santo (9,1%), Pernambuco (8,1%) e Rio Grande do Sul (5,8%).

Benefícios

O ovo possui importantes quantidades de vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B. Tem ainda minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo, oferecendo diversos benefícios para a saúde, como, prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares, e diminuição do risco de osteoporose.

Boas quantidades de antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres. E vale lembrar que os ovos ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.

reprodução

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES