No próximo dia 2 de agosto, sexta-feira, começa a primeira etapa de uma copa do mundo que vai movimentar jogadores em mais de 30 cidades espalhadas por Brasil, Bolívia, Chile, África do Sul, Namíbia, Portugal, Irlanda e Filipinas. Em vez de dominar a bola, os jogadores dessa competição vão recorrer a outras habilidades para desenvolver o protótipo de um jogo em, no máximo, 48 horas ininterruptas.
Qualquer pessoa que queira criar um jogo é bem-vinda na Game Jam Plus. Não é preciso ter experiência prévia na área, basta se inscrever, até o início do evento, em um dos locais que realizarão a competição (localize as cidades neste link: icmc.usp.br/e/4ce69).
Em São Carlos, a atividade vai acontecer no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Coordenada pelo grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG), a iniciativa começará às 18 horas na sexta-feira, 2 de agosto, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.
A taxa de inscrição é de R$ 50, mas quem participar do evento em São Carlos poderá pagar R$ 33, se usar o cupom de desconto oferecido pelo FoG. Para isso, basta inserir o código 20GELEIASPLUS na plataforma de inscrição (disponível em icmc.usp.br/e/edbe9). Os organizadores ressaltam que todos os recursos obtidos serão revertidos para arcar com os custos de deslocamento e hospedagem das equipes que irão à final da competição, no Rio de Janeiro, em novembro.
Jogo em três fases – No noite de domingo, dia 4, no final da primeira fase da Game Jam Plus, os times apresentarão seus projetos de forma curta e direta para uma banca de jurados, da mesma forma que fariam para mostrá-los a possíveis investidores. Caberá aos jurados de cada cidade avaliar e decidir qual time está apto para seguir na disputa.
Mas a primeira fase não termina aí, porque as equipes não selecionadas pelos jurados ainda terão uma última chance. Os projetos desses times serão disponibilizados em uma plataforma online, em que o público poderá avaliar e eleger mais um jogo para representar o município na próxima etapa.
A segunda fase propiciará que todos os times finalistas aperfeiçoem e profissionalizem seus projetos por meio do contato com profissionais renomados da indústria de games, de diversas áreas do conhecimento. Eles ministrarão workshops à distância e oferecerão atendimentos personalizados.
Finalmente, em novembro, acontecerá a última fase: as equipes finalistas participarão de um evento no Rio de Janeiro e concorrerão a diversas premiações, tais como: melhor jogo; melhor jogo social; melhor arte; melhor som; melhor narrativa; melhor inovação; melhor gameplay; e melhor design. Esta é a terceira edição da Game Jam Plus, que promete dar voz e autonomia a todos os jovens criadores de games.