O Corso de Teresina já tem data para acontecer e será no dia 23 de fevereiro, um sábado, na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina. A expectativa dos organizadores é que superem mais de 400 mil foliões. A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), divulgou o calendário do Carnaval na capital em 2019, que terá inovações com atrações e no percurso.
A Fundação Monsenhor Chaves concluirá, até esta quarta-feira (16), os editais para realização dos diversos blocos de Carnaval que ganham as ruas de Teresina a cada ano e as inscrições para os proprietários dos caminhões.
O Corso 2019 incrementa sua maestria mantendo os moldes do ano passado, o que o consagrou como a maior manifestação popular da capital. Nesta edição, o diferencial está nos palcos temáticos, que serão espalhados na avenida com diferentes estilos musicais. A medida serve para coibir os carros de som.
“A expectativa para este Corso será bem melhor. A programação atrai um público de Teresina e de visitantes. Queremos conquistar o público a curtir o pré-carnaval na cidade. Teremos bandas com grandes nomes espalhadas em palcos temáticos para diversificar o público com atrações com frevo, samba, axé e até música eletrônica”, antecipa o coordenador musical da FMS e do Corso, Júlio César.
Outro destaque acertado entre a FMC e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans) está no percurso dos caminhões, que iniciará no balão do setor esportivo da UFPI. “Isso deve desafogar o trânsito, porque o percurso anterior vinha da ponte da Primavera e fechava as vias. Já com o novo percurso, o acesso será direto”, explica o coordenador.
As atrações musicais iniciam às 16h. “Será uma espécie de 'pré-aquecimento', elas terão o encontro com os caminhões, uma interação bem carnavalesca”, disse o coordenador. Os desfiles dos caminhões terão início às 17h e por volta das 21h o último carro encerrará o percurso.
De acordo com a FMS, com relação à segurança, a tradicional festa que atraia multidões de público e famílias, contará com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança privada. “Priorizaremos uma intensa segurança porque temos grande presença familiar e de mistura de pessoas”, reforça José.
Logo após o Corso, todas as energias estarão voltadas para os quatro dias de folia, que, assim como anos anteriores, irão contemplar todas as zonas de Teresina.