Covid-19: enfermeiros de Teresina realizam atendimento por telefone

O serviço deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pacientes com síndrome gripal que foram atendidos ambulatorialmente e casos suspeitos e confirmados de COVID-19

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A partir desta quarta-feira (22) pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) podem contar com um serviço de teleconsulta de enfermagem para monitoramento dos sintomas. 

O projeto Teleconsulta de Enfermagem autoriza que uma equipe de enfermeiros realize consultas, orientações e encaminhamentos por telefone para assegurar a capacidade de atendimento aos pacientes, auxiliar na preservação de saúde dos profissionais que atuam na linha de frente da doença, além de diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde.

O serviço deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pacientes com síndrome gripal que foram atendidos ambulatorialmente e casos suspeitos e confirmados de COVID-19, que estejam realizando tratamento em casa, além de seus contatos domiciliares. A equipe de enfermagem de Teresina possui uma lista das pessoas que procuraram atendimento destacando sintomas gripais.

 Em caso de sintomas leves, o paciente poderá tirar dúvidas sobre a manutenção do isolamento domiciliar e os cuidados domésticos. Em casos mais graves, ele receberá orientações sobre medidas de precaução ou necessidade de atendimento presencial nos hospitais ou nas 20 UBSs designadas para atendimento específico de síndromes gripais.

De acordo com Karoline Alencar, Gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS, os enfermeiros estarão acompanhando a evolução ou reversão dos sintomas nos pacientes a cada 24 ou 48 horas. 

Karoline Alencar - Em Reprodução

"Isso vai dar a possibilidade de identificar de forma mais célere os casos em que possam haver complicações, assim, prestar um melhor atendimento à população", disse.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES