Covid-19: morre Maria Prestes, viúva do líder comunista Luís Carlos Prestes

Defensora da liberdade e da democracia, Maria foi vítima da Covid-19 aos 92 anos

Maria | Arthur Monteiro/Agência Senado
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Maria Prestes, viúva do líder comunista Luís Carlos Prestes, morreu na noite desta sexta-feira (4), em um hospital do Rio de Janeiro, vítima da Covid-19. Internada no fim do mês passado, ela completou 92 anos na última quarta-feira. A informação foi confirmada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e por familiares nas redes sociais.

O velório está marcado para acontecer na manhã deste domingo (6), no Palácio Tiradentes, pertencente à Alerj e antiga sede da Câmara dos Deputados, onde Luiz Carlos Prestes fez muitos discursos em sua vida parlamentar. Ele faleceu em 1990, também aos 92 anos.

O velório está marcado para acontecer na manhã deste domingo (6), no Palácio Tiradentes. (Foto: Arthur Monteiro/Agência Senado)

A socióloga e cientista política Ana Prestes lamentou a morte da avó. "Partiu uma grande brasileira. Dona Maria Prestes, que também foi Maria do Carmo ou Altamira ou todos os nomes que precisasse usar para seguir lutando por liberdade, democracia e justiça social. Uma comunista orgulhosa de sua luta e a mais maravilhosa avó que alguém poderia ter".

O PCdoB emitiu uma nota, na qual, em um dos trechos, destaca: "A luta pelo socialismo perde uma de suas guerreiras, mas seu exemplo e legado enchem de esperança os que seguem levantando sua bandeira e inspiram as novas gerações que seguiram o seu caminho. O PCdoB, comovido e honrado por ter convivido e se enriquecido com suas contribuições, rende as mais sentidas homenagens à sua memória".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES