O prefeito Firmino Filho (PSDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (27), por meio do Twitter, um novo óbito por coronavírus em Teresina. Trata-se de um idoso de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Tersina e que estava internado no Hospital Universitário da UFPI. Com o novo caso, a capital piauiense soma 9 mortes por covid-19 e o número total de óbitos chega a 21 em todo Piauí. A informação foi confirmada pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Agora, são 9 óbitos e 229 casos confirmados da doença na capital piauiense.
“Teresina teve ontem à noite sua nona morte por Covid-19. Mesmo dia em que tivemos o menor isolamento social de todos os domingos dessa crise. Os casos vêm aumentando bem mais rápido e doença está comprovadamente em mais de sessenta bairros da cidade”, publicou.
O prefeito Firmino Filho lamentou a morte de residente de Teresina e informou que a Prefeitura de Teresina está cumprindo o que dispõe o Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19. “Mas é necessário que todos também façam a sua parte e só saiam de casa se for estritamente necessário. O isolamento social é uma medida eficaz recomendada pelas autoridades de saúde”, afirma.
A Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo Conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles serviços essenciais que permanecem funcionando. Além disso, está sendo incentivado o uso de máscaras quando as pessoas estiverem em via pública.
O último domingo (26) registrou o pior índice de isolamento social para este dia, desde que teve início o monitoramento em Teresina. O percentual pela primeira vez ficou abaixo dos 60%, quando apenas 58% dos teresinenses ficaram em casa. O monitoramento é feito diariamente pela startup recifense InLoco.
Em outra publicação, o gestor municipal criticou comentários que têm minimizado a morte de pessoas idosas por coronavírus. “Ainda me surpreende muito ler, como tenho lido aqui, as pessoas diminuindo o fato de idosos estarem morrendo por essa doença. Minha mãe morreu aos 83 anos e acho que tínhamos muito o que viver juntos. É uma perda que não dá pra relativizar. Não consigo conceber isso”, lamentou o prefeito.
Piauí registra 364 casos de coronavírus
Em boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI ) na noite desse domingo (26), o total de casos confirmados de coronavírus no Estado até agora é de 364 e haviam 20 óbitos.
De acordo com os dados da SESAPI, foram confirmados mais 33 casos de Covid-19, sendo registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Buriti dos Lopes, Elesbao Veloso e São Francisco do Piauí.
Com isso, 46 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 14 mulheres e 19 homens, com idades que variam de 9 anos a 79 anos.
Brasil tem mais de 60 mil casos de Covid-19 confirmados e 4,2 mortes
O Brasil tem até agora na pandemia de coronavírus 61.888 casos confirmados, de acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (26/4). O país registrou 3.379 novas infecções nas últimas 24 horas, após bater o recorde neste índice no último sábado, quando foram confirmados 5.514 novos casos.
O total de mortes por covid-19 é de 4.205: foram confirmados 189 novos óbitos no último dia. Assim, a taxa de mortalidade (a relação entre mortes por casos confirmados) é de 6,8% no país. Todos os Estados já têm óbitos confirmados.
Em número de casos confirmados, continuam liderando os Estados de São Paulo (20.715), Rio de Janeiro (7.111) e Ceará (5.833). Em óbitos, também lideram São Paulo (1.700) e Rio (645). Em terceiro lugar, está Pernambuco (415).