Uma família no Residencial Teresina Sul, em Teresina, vive angustiada com o sofrimento da criança Amanda Vitória, de 1 ano e 8 meses. O caso dela merece atenção por um problema no rim esquerdo comprovado por laudos médicos que tem hidronefrose.
A doença é uma dilatação do rim por má formação do órgão. ?O médico disse que é como se o rim dela fosse aberto. Na hora de fazer xixi, ela tem muita dificuldade. É como se estivesse entupindo o rim dela.?
De acordo com os médicos, até os dois anos, não há risco algum. Mas após os dois anos a menina vai crescendo e os órgãos vão crescendo juntos sem controle.
Os pais Roberto e Antonia dos Santos, passaram cinco meses à espera de uma oportunidade.
A cirurgia foi marcada em dezembro de 2013. Depois de cinco meses a pequena Ana Vitória ainda espera por uma oportunidade de conseguir essa cirurgia. ?A gente nunca teve um retorno para marcação da cirurgia dela?, disse a mãe a um funcionário do Hospital Infantil Lucídio Portela.
Após longo tempo de espera, a notícia boa chegou: o procedimento cirúrgico está marcado para o dia 10 de junho. "Eu estou levando a criança e a mãe para o centro cirúrgico para garantir que todos os procedimentos vão ser executados", afirmou o ouvidor do Hospital Infantil, Sérgio Ribeiro.
?Estamos muito felizes por esta notícia. Há tempos que a gente aguardava essa novidade pela saúde da nossa Ana Vitória?, afirmam os pais.