Você deixaria seu filho comer na cozinha de uma escola onde corre esgoto no chão? Funcionários e alunos da Escola Municpal Pedro Nava, no Pilar, região centro-sul de Belo Horizonte, estão revoltados com a falta de estrutura do prédio. Eles filmaram uma invasão de larvas na cantina quando um encanamento estourou e levou esgoto para todo canto. O problema persiste há duas semanas.
Irritados com mau cheiro e sujeira, os funcionários se recusaram a trabalhar no local nesta semana. Por causa disso, foram advertidos por insubordinação e podem ser suspensos ou até dispensados se deixarem novamente a distribuição de alimentos.
Uma servidora, que não quis ser identificada, denuncia a falta de respeito.
? Há duas semanas a gente estava trabalhando no meio do esgoto. A água volta fedendo muito mesmo. De segunda-feira pra cá, começou a sair bicho. A gente não acha justo receber advertência pelo que a gente está questionando, que é a limpeza da cantina.
A escola atende a 1.000 crianças entre cinco e 15 anos. Um aluno diz que já passou mal com a comida.
? Fiquei com dor de barriga três vezes porque eu comi aqui na escola.
Já o mecânico Claudio Luis, pai de estudante, fala em falta de respeito da escola.
? Se está acontecendo isso é uma falta de respeito muito grande para as crianças do bairro.
A Secretaria Municipal de Educação informou que uma equipe vai à escola consertar o vazamento na rede de esgoto. Segundo a prefeitura, um contâiner foi improvisado no pátio para servir como cozinha até que o problema seja resolvido.