Cultura Negra Estaiada na Ponte abordará Liberdade Religiosa

Sétima edição acontece no dia 24 de agosto.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma tradição em Teresina, o Cultura Negra Estaiada na Ponte vai abordar, no dia 24 de agosto, o tema "Liberdade Religiosa". Um evento de primordial importância, pois, embora constitucionalmente o Brasil seja um estado laico, o preconceito e intolerância perseguem as religiões de matrizes africanas. E com a ideia de promover a igualdade e inclusão social dos povos dessa matriz, o Cultura Negra pretende mostrar uma das grandes expressões do país e revelar a capacidade de produção desses grupos, oriundos dos terreiros.

O evento será no Parque Nova Potycabana, às 16 horas, aberto para toda sociedade. O Pai Rondinele de Oxum, vice-coordenador do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira/CENARAB,     comenta sobre a proposta do evento. 

“Teresina, hoje, é o quarto estado que mais violenta comunidades tradicionais de matrizes africanas. Então,      este ano, o tema vem retratar exatamente sobre isso, os casos de intolerância religiosa no Estado do Piauí”,     disse.

Pai Rondinele de Oxum - Crédito: José Alves Filho

No sábado, 24, a proposta inicia com a caminhada do axé, concentração no Parque Potycabana, às 16 horas, seguindo em direção ao estacionamento da Ponte Estaiada, onde acontecem apresentações artísticas e feira de produtos afros e o resultado da final do Festival. Ainda segundo pai Rondinele, o evento vem se consolidando com o decorrer dos anos.

"A cada ano, o evento se consolida com aquilo que o Brasil tem de mais expressivo, que são as religiões de matriz africana, e essa edição, em especial, vamos falar de um assunto de extrema importância, que é o fim da intolerância religiosa e racial", afirma Pai Rondineli de Oxum. (A.S.)

Crédito: José Alves Filho

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES