O curso de preparatório para o ENEM Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos) aprovou, até o momento, 224 jovens para cursos superiores e técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Foram 132 estudantes que passaram para cursos em instituições públicas pelo SISU e 92 jovens aprovados com bolsas em faculdades particulares. O Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) espera aprovar mais jovens, foi o que contou o secretário Zé Filho em entrevista para o apresentador Silas Freire no Programa Diálogo Franco, da Rádio Jornal Meio Norte (90,3).
"A nossa meta é bater o recorde de 2015, que tivemos 549 estudantes aprovados no ano todo. Nesse primeiro semestre, ainda temos as chamadas de espera do SISU, do Prouni e o FIES. A expectativa é que mais alunos sejam aprovados. Em junho serão oferecidas mais vagas e nosso objetivo é bater o recorde", disse o secretário da Semjuv.
No Prouni 92 foram contemplados com bolsas de estudo e vão poder ingressar em cursos superiores em faculdades privadas. "Essa conquista se soma à aprovação de mais de 130 alunos do Unitodos em diversos cursos no Instituto Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí", afirmou Zé Filho.
Os alunos foram contemplados com bolsas integrais e parciais (50%) do Prouni e cursarão Direito, Psicologia, Nutrição, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Odontologia, Radiologia, Administração, Fisioterapia e Sistema de Informação.
O programa Unitodos é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) desde o ano passado. O curso preparatório oferece aulas, revisões e simulados preparando os estudantes de comunidades para a prova do ENEM. São 2.400 alunos que recebem as aulas. secretário expressou satisfação com os resultados e espera que o programa se expanda para todas as comunidades.
“A Semjuv está em comemoração junto com os alunos. Temos consciência de que o trabalho desenvolvido por toda a equipe foi de muita qualidade e os professores foram extremamente dedicados. Temos casos de alunos que conquistaram primeiros lugares e sabemos que esse é só o começo da vida desses jovens. É uma satisfação saber que estamos contribuindo de alguma forma para que eles sejam profissionais capacitados para exercerem as profissões que escolheram para suas vidas”, destacou Zé Filho, secretário da Semjuv.