Datafolha: 51% dos brasileiros dizem ter mais medo que confiança na polícia

Sobre os casos de violência policial em São Paulo, 63% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento sobre o tema, sendo que 34% afirmaram estar bem informados

Violência policial | Rovena Rosa/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma pesquisa Datafolha divulgada no domingo (22) revelou que 51% dos brasileiros têm mais medo do que confiar na polícia, enquanto 46% afirmam confiar mais na corporação. O resultado é semelhante ao levantamento realizado em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), quando a confiança era inferior ao medo, com índices de 51% contra 46%.

A pesquisa também trouxe um recorte geográfico, racial e de gênero. A maior confiança foi observada entre homens (52%), moradores do Sul do país (57%), brancos (53%) e eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022 (58%). Em contrapartida, as mulheres (40%), negros (38%) e participantes de Lula (38%) apresentaram maior índice de desconfiança.

violência policial

Sobre os casos de violência policial em São Paulo, 63% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento sobre o tema, sendo que 34% afirmaram estar bem informados. Entre os que estão a par das ocorrências, 52% têm mais medo do que confiar na polícia, enquanto 42% demonstram confiança. Já entre os que não tomaram conhecimento, 52% injetaram na corporação.

A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas em 113 municípios, nos dias 12 e 13 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES