DCE da Universidade Federal do Piauí consegue liminar que dá direito de matrícula aos alunos jubilados

O DCE moveu um mandado de segurança coletivo, onde conseguiu uma liminar

DEC da UFPI | Hélvio Meneses
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Universidade Federal do Piauí abriu um edital de cancelamento de matrículas de alunos veteranos , principalmente aqueles que se reprovaram por três vezes em uma mesma disciplina. Em entrevista ao meionorte.com, o presidente do DCE da UFPI Caio Eduardo, disse que a universidade não disponibilizou aos alunos, os esclarecimentos necessários. O DCE alega que muitos ficaram reprovados por motivos de trabalho, o que impossibilitou a todos. Ele também frisou que muitos professores são culpados, pois estão há mais de 20 anos na instituição, estão acomodados e sentem prazer em reprovar os alunos.

No âmbito jurídico, o assessor do DCE Enzo Samuel Alencar, afirma que a causa se deu de forma indevida em se tratando de um processo administrativo. ? A constituição garante o direito de defesa previamente e a UFPI desrespeitou esse direito que consta em nosso ordenamento jurídico?, disse Enzo Alencar.

O DCE moveu um mandado de segurança coletivo, onde conseguiu uma liminar para que fosse garantido o direito de matrícula dos alunos jubilados. ? Se a UFPI não obedecer a liminar haverá uma manifestação, pois somos a entidade representativa dos estudantes e temos o total apoio por parte da classe", disse Caio Eduardo.

FOTO: HÉLVIO MENESES

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES