O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou o adiamento da reabertura de todas as suas agências para o dia 3 de agosto, segundo portaria divulgada nesta quarta (8) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto.
Antes, o INSS aferiu data de abertura para o próximo dia 13 de julho, mas, de acordo com o governo, a data foi alterada porque uma nova avaliação indicou que um número reduzido de agências não cumpria todos os requisitos estabelecidos para atender aos cidadãos em segurança.
Com isso, o atendimento continua exclusivo por meio de canais remotos. O INSS suspendeu o atendimento presencial no fim de março como medida de enfrentamento da epidemia.
Atendimento parcial
Mesmo quando as agências abrirem o tempo de funcionamento delas será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos pelo portal Meu INSS e ou pela central 135.
Voltam também os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.