Em transmissão ao vivo realizada na tarde desta quinta-feira, 30 de abril, o governador Wellington Dias (PT) anunciou as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus no Piauí. As ações foram definidas após a reunião do Comitê de Organização Emergencial, que fez uma análise da expansão da Covid-19 no Estado, principalmente no que diz respeito à ascensão da curva epidemiológica. Dentre as medidas está a extensão do decreto de calamidade até 21 de maio, com a manutenção do isolamento social em todo o Piauí.
“Foi aprovado por unanimidade a renovação do decreto até o dia 21 de maio, pois o que foi estabelecido é que importante trabalhar o que acontecerá nesta próxima semana, para ter mais três semanas de medição, vamos investir mais na proteção dos profissionais de saúde, da população, ter a condição de mais exames, e ao mesmo tempo vamos estabelecer a testagem daqueles que entrarão em atividade, a recomendação de endurecer em relação ao distanciamento vamos dialogar com a rede bancária, onde estamos tendo muita concentração no momento de pagamento, o COE oficializou um grupo de trabalho para a discussão da retomada das atividades”, disse.
O governador afirmou ainda que ficou acertado um reforço na fiscalização das fronteiras, principalmente as com o Maranhão, que vem apresentando um salto exponencial nos casos. Além disto, será criada uma regra de fronteiras com o Tocantins (Estado que junto ao Piauí apresenta um dos melhores resultados no combate à Covid-19).
“Foi trabalhado também a questão da proteção das fronteiras, vamos criar uma regra de fronteiras com Tocantins, o objetivo é reduzir risco da importação de pessoas contaminadas com a Covid-19, vai ter um comando de controle de Segurança Pública, integrando exército, todas as polícias, com a participação do MP, OAB, para garantir que seja cumprido, o isolamento das pessoas; destaco ainda nesta estratégia de evitar que se tenha a importação, de também fazer barreiras nos entroncamentos vamos ter um apoio especial de EPIs nos municípios”, complementou.
Assista: