A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Defensoria Itinerante, está integrando desde esta segunda-feira (20), mais uma Jornada da Justiça Itinerante. O atendimento acontece até a próxima sexta-feira (24) de 8h às 16h, na rua Nogueira Tapety,138, Bairro Noivos, em frente a obra de reforma do Núcleo Central da Defensoria, próximo ao Teresina Shopping.
No local, a equipe da Defensoria Itinerante presta atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros, considerados ações de natureza consensual.
“Nossa expectativa é a melhor possível. Aqui podemos contribuir, de forma decisiva, para resolver os problemas dessas pessoas em situação de vulnerabilidade. Muita gente sendo atendida e queremos atender muito mais. O objetivo é sempre conferir inclusão a essas pessoas pois, por exemplo, a partir do momento em que se resolve o problema de um registro, abrem-se as portas para que essa pessoa busque, de maneira mais ampla, todos os demais direitos”, destacou o Defensor Público Dr. Eric Leonardo Pires de Melo, que atuou na ação desta segunda-feira.
O auxiliar de escritório A. G., que esperava pelo atendimento, destacou o que o fez buscar a Jornada Itinerante. “Acho muito válida essa ação. A Itinerante ajuda a agilizar alguns processos que a população busca. O que me motivou foi exatamente a agilidade nos processos”, disse. Para a dona de casa G. C. S., “o atendimento da Defensoria Itinerante é muito bom, rápido e só tende a resolver nossas vidas, porque é o meio mais rápido para solucionar os problemas”, analisou, destacando ter tomado conhecimento da ação por meio da Internet.
“A Defensoria Pública estar recebendo em casa o Tribunal de Justiça, com a Jornada da Defensoria Itinerante, é de muita significância. Esperamos poder receber o máximo de pessoas durante a semana. Teresina é uma cidade que necessita de saúde, educação, acesso à Justiça e, quando temos aqui reunidos Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, estamos oportunizando, de maneira rápida e eficaz, a solução de várias questões que demorariam meses na Justiça. As pessoas costumam dizer que são resolvidas aqui ações simples, mas gosto sempre de enfatizar que é um trabalho de extrema importância. Você vê aqui pessoas que não tem registro, que tem registro errado, imaginar 50, 70, 200, 400 ações sendo protocoladas. São ações que precisam de muito cuidado, nosso colaborador tem que ter o olho clínico para analisar letra, dados, dia do nascimento, ano do nascimento, porque tudo tem implicação, qualquer detalhe errado altera não só a vida da pessoa, mas dos descendentes, então são ações de extrema importância. Aqui na Jornada também contamos com um Cartório, o que nos ajuda a solucionar rapidamente as questões. A pessoa sai daqui com sua demanda resolvida. Então temos que enaltecer ao Tribunal de Justiça, ao Defensor Público Geral e a todos os que contribuíram para a realização de mais uma Jornada com a Defensoria Itinerante”, afirmou o Defensor Público Dr. Marcelo Moita Pierot, Diretor da Defensoria Itinerante.