Defesa Civil acompanha aumento do nível do rio Marathaoan, em Barras

Nível do rio está acima da cota de atenção, o que exige acompanhamento e planos para evitar possíveis transtornos

Defesa Civil acompanha aumento do nível do rio Marathaoan, em Barras | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está acompanhando as condições do rio Marathaoan, em Barras, que elevou o seu nível devido às chuvas intensas que acometem a região e ultrapassou a cota de atenção, segundo dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Rio Marathoan, em Barras Foto: Lucrécio Arrais 

Atualmente, o nível do rio está em 346 centímetros, isto é, acima da cota de atenção, que é de 320 centímetros. Caso o rio atinja os 370 centímetros, entra em situação de alerta.

Cheia do Rio Marathaoan em Barras no ano de 2020 - Imagem: Reprodução/Redes sociais

De acordo com o assessor técnico da Defesa Civil, Werton Costa, a secretaria tem acompanhado sistematicamente os boletins emitidos pelo CPRM.

RIo Marathoan, em Barras Foto: Redes Sociais 

“Nós observamos que a movimentação sobre o rio, ou seja, o aumento e a vazão associados às condições climatológicas, está coerente com o período, em que há naturalmente uma intensificação das chuvas na região. No entanto, o estágio acima da atenção exige de nós o monitoramento dessa condição e o acompanhamento das mudanças atmosféricas”, disse.

Defesa Civil acompanha aumento do nível do rio Marathaoan, em Barras - Foto: Reprodução

O gestor afirmou que, na segunda quinzena de fevereiro, há previsão de intensificação dos volumes de chuva sobre a faixa Norte e Centro-Norte do Estado, mas que a Defesa Civil já tem um plano de contingência para atuação.

“Vamos intervir sobre toda a região do Vale do Longá, especialmente na estação de monitoramento Pedrinhas, que sinaliza que o rio está acima da cota de atenção. No caso dele atingir o patamar de alerta, já teremos um plano organizado para qualquer intervenção no sentido de proteger as famílias ribeirinhas de quaisquer transtornos”, finalizou Werton Costa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES