Defesa Civil decreta estado de emergência em oito municípios do Piauí

Em entrevista a Rede Meio Norte, o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares contou que outros estados também podem entrar na lista de emergência nos próximos dias.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As fortes chuvas concentradas que atingiram a região norte do Piauí nos últimos dias provocaram o aumento do nível do Rio Parnaíba, fazendo com que residências em áreas ribeirinha fossem invadidas, deixando famílias desabrigadas.

A Defesa Civil afirmou nesta quarta-feira (03/04), que oito municípios piauienses devem entrar em estado de emergência devido aumento do volume de águas do Rio Parnaíba. Os municípios que apresentam maiores riscos de alagamento são: Lagoa Alegre, José de Freitas, São João do Arraial, Capitão de Campos, Ilha Grande,Luís Correia,Parnaíba e Campo Largo.

Após a intensa chuva que caiu em toda a região Norte do Piauí na madrugada desta quarta-feira (03/04), o Rio Parnaíba atingiu o nível de 5 metros e 10 centímetros, já considerado um nível de emergência.

Em entrevista a Rede Meio Norte, o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares contou que outros municípios também podem entrar na lista de emergência nos próximos dias.

Diretor da Defesa Civil do Estado do Piauí, Vitorino Tavares - Foto: Reprodução/ TV Meio Norte 

“Outros municípios além dos oito que estão no decreto podem entrar na lista sendo eles, Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luzilandia e Joca Marques” disse Vitorino Tavares.

O diretor da Defesa Civil explicou quais as características que o município deve apresentar parar se enquadrar no quadro de estado de alerta. 

“As principais características são aquelas que afetam as pessoas, os desalojados, os feridos, a pessoa morta, o então desabrigados, essas são as situações que se levam em consideração para decretação da situação de emergência.” 

Segundo Vitorino Tavares, a decretação de emergência é uma forma dos gestores ter uma mobilidade maior para tratar as regiões afetadas. 

“A decretação desse estado de emergência nada mais é do que um instrumento jurídico para que os gestores tenham condições de responder a melhor contento, dar uma resposta as pessoas que são afetadas por qualquer desastre. O gestor fica com mais mobilidade para tratar de algumas coisas sendo no campo da licitação ou da desapropriação, em fim tudo aquilo que seja para melhorar o atendimento as pessoas.” 

Nessas situações a Defesa Civil reuni toda uma equipe para atender a população afetada pelos desastres.

“A Defesa Civil é composta por todos os governos, o Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal e sociedade civil organizada, então todos aqueles que estão dispostos a colaborar na mitigação dos efeitos desse desastres são chamados e a Defesa Civil faz essa articulação” 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES