Após denúncias de pipeiros (pessoa que trabalha com caminhão-pipa) se recusando a distribuir água nas regiões atingidas pela seca, no semiárido piauiense, por falta de pagamento, o diretor da Defesa Civil, Jerry Herber, veio até ao programa Agora, da Rede Meio Norte, prestar esclarecimentos sobre a situação.
O diretor informou que todos os pipeiros são pagos da seguinte forma: após efetuado seu trabalho, vêm até a capital, prestam contas com a Defensa Civil, que decide o quanto cada um deve receber, e assim são pagos. Segundo ele, esta semana todos os pipeiros foram devidamente remunerados. ?Se não recebeu, está recebendo de hoje para amanhã.?, completou.
Mas além dos caminhões pagos pela Defesa Civil, há aqueles pagos pelo exército, outra frente de combate à seca. O programa ligou para o Coronel Humberto Marques, que informou que não existe atraso, mas que alguns só devem receber na segunda-feira.
Além destas informações, Jerry Herber também falou de um novo sistema de pagamento para os pipeiros que deve passar a funcionar me breve. Trata-se de um cartão que cada um receberá, e com ele, o pipeiro poderá receber seu pagamento de qualquer lugar do Estado, sem a necessidade de se deslocar até a capital.