Defesa Civil explica como receber alertas de chuvas ou desastres no celular

Por meio do telefone celular, o cidadão recebe mensagens de texto ou notificações via aplicativo gratuitamente

Defesa Civil explica como receber alertas de chuvas ou desastres no celular | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Diversos municípios do Piauí apresentam chuvas intensas há pelo menos dois meses. O alto índice pluviométrico registrado em algumas cidades, inclusive na capital, tem causado receio e transtornos à população, como alagamentos e enxurradas. Mas, em alguns casos, é possível que o cidadão receba avisos pelo celular, de forma gratuita, sobre tempestades ou desastre iminente na região.

Por meio de ferramenta disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto (SMS), via celular, para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região que deseja monitorar o cenário. Após receber a confirmação do cadastro, o usuário será notificado sobre fenômenos climáticos que representem riscos. O serviço está disponível para todo país gratuitamente.

Defesa Civil explica como receber alertas de chuvas ou desastres no celular - Foto: Reprodução

Outra forma de monitorar o tempo e receber avisos meteorológicos é por meio do aplicativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disponível para download em lojas virtuais para celulares Android ou iOS.

Ao baixar o app do Inmet, o usuário tem acesso a diversas ferramentas, como previsão do tempo e imagens de satélite da região, além de receber alertas sobre geadas, chuva intensa, baixa umidade relativa do ar, ondas de frio e de calor, incêndios dentre outros. Os avisos estão categorizados em Perigo Potencial, Perigo e Grande Perigo.

O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), José Augusto Nunes, destaca a importância das ferramentas. “São instrumentos importantes para a sociedade, bem como para os órgãos que compõem o sistema de Defesa Civil. Desta forma, temos armas poderosas a nosso favor, que são a informação e a prevenção. Tudo gratuito e ao alcance das mãos”, explica o gestor.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES