Delegado ensina medidas para dificultar ações de bandidos

Delegado ensina medidas para dificultar ações de bandidos

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para dificultar a ação dos bandidos em assaltos às residências, o delegado Bonfim Filho, que preside a Comissão de Investigação do Crime Organizado, oferece algumas dicas de segurança para a população. Ele frisa que segurança é feita de forma coletiva, numa ação envolvendo o Estado e a sociedade.

De acordo com o delegado, alguns cuidados são necessários para que os assaltos sejam evitados. "Hoje vemos pessoas, especialmente da classe média alta, instalarem em suas casas cercas elétricas, grades em portas e janelas, sistemas de vigilância, portões eletrônicos, entre outros equipamentos, mas no geral a população deve realizar ações preventivas, em vez de adquirir equipamentos sofisticados disponibilizados pelo mercado", disse.

Dentre as ações, ele citou a aquisição de ferrolhos e fechaduras mais resistentes, não deixar portas e portões abertos ou encostados, utilização de um código entre as pessoas da casa, evitar a entrada de estranhos na residência, mesmo depois que tocam a campainha, e não ostentar objetos de valores.

Ainda de acordo com Bonfim Filho, para quem vai sair de casa em viagens que demoram alguns dias, o ideal é não deixar lâmpadas acesas continuamente. "O bandido é muito observador, e esse cuidado, que antes dava certo, para o marginal é um sinal de que não há ninguém em casa. O proprietário deve, ainda, em caso de se ausentar de casa, pedir ao vizinho que dê uma olhada na residência e deixar um telefone para uma comunicação rápida, se houver algum problema", alertou o delegado, ressaltando que esses cuidados são importantes para ajudar a polícia em caso de uma ação criminosa.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES