O Brasil recebeu neste sábado (20) o primeiro lote de vacinas contra a dengue destinado à aplicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde neste domingo (21). A remessa é composta por 750 mil doses doadas pelo laboratório japonês Takeda.
Conforme informado pelo governo, as primeiras doses serão direcionadas a adolescentes com idades entre 10 e 14 anos que residem em municípios com mais de 100 mil habitantes. A seleção do público-alvo considera as taxas de transmissão da dengue.
O número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 55,8 mil casos prováveis. Seis pessoas morreram por complicações da doença.
Inicialmente, o governo afirmou que seria priorizada a vacinação de crianças e jovens entre 6 e 14 anos, mas em comunicado divulgado neste domingo o Ministério da Saúde informou que o público-alvo da primeira remessa será de indivíduos entre 10 e 14 anos.
"A faixa etária de 10 a 14 anos se encontra dentro do que recomendou a OMS e é também aquela em que ocorre o maior número de hospitalizações", declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
As vacinas chegaram ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e vão passar por um controle de qualidade. Em seguida, serão enviadas para o Ministério da Saúde, que fará a distribuição das doses para todo o Brasil.
Segundo a pasta, as vacinas serão destinadas a municípios com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão da doença nos últimos dez anos, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.