Após o rompimento da BR-343 pelo terceiro inverno consecutivo, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI) deu providência à problemática iniciando a construção de um bueiro, que deve dar vazão às chuvas. A água termina por “lavar” o substrato da pista, retirando sedimentos que dão sustentação à pista.
A problemática deve ser resolvida pelo canal, que atravessa a largura da pista da BR-343, como forma de de garantir o fluxo da água. Sem o bueiro ou outra estrutura que a as chuvas possam passar, a água fica acumulada e danifica a estrutura do asfalto, também contribuindo com os buracos frequentes daquele trecho da BR-343, que liga Teresina ao município de Altos.
De acordo com Paulo França, encarregado da obra através do DER-PI, a obra de instalação do bueiro está praticamente pronta e deve ser entregue até o sábado (19). “O bueiro em si já está pronto e vai evitar o rompimento da pista. Vai diminuir a força da água. Agora só falta o recapeamento asfáltico, que deve ficar pronto até sábado”, esclarece.
A obra na pista trouxe curiosidade aos passantes, que logo imaginaram que a pista teria rompido novamente. No entanto, a obra funciona emergencialmente justamente para evitar novos rompimentos.
De acordo com um relatório preliminar do CREA-PI, o interrompimento do fluxo de um riacho causa as constantes enchentes da região, que culminam com o rompimento da pista. Os rompimentos ocorreram nos anos de 2016, 2017 e em dezembro de 2018.