12 de 26 bombeiros civis foram soterrados vivos após o desabamento do teto de uma gruta na cidade de Altinópolis, em São Paulo. Eles faziam um treinamento no local no momento da tragédia, que aconteceu durante a madrugada deste domingo (31).
Cinco vítimas foram resgatadas com fraturas e hipotermia, mas sete membros da equipe permanecem desaparecidos. Estão sendo utilizados seis carros e 20 agente do corpo de bombeiros para as buscas, além do apoio da Defesa Civil.
A Gruta Duas Bocas, onde ocorreu o desabamento, fica dentro de uma propriedade privada onde ocorria o treinamento ministrado por uma empresa especializada em formação de bombeiros. O local é próximo da Caverna Itambé, ponto turístico bastante visitado da região.
O local é de difícil acesso e não há como entrar veículos e grandes equipamentos. Os bombeiros precisam fazer o percurso e resgate a pé.
Em nota, a Prefeitura de Altinópolis informou:
"A prefeitura informa que está oferecendo todo o apoio necessário, como alimentação, água e o que mais for possível para ajudar a equipe de resgate na realização do seu trabalho, bem como está encaminhando madeiras e mão de obra para auxiliar no escoramento do local que é de difícil acesso. Fica aqui nossa esperança para que possamos resgatar com vida todos os envolvidos".