Um grupo de pesquisadores, incluindo o brasileiro Gabriel Nocchi Macedo, encontrou na Alemanha o manuscrito mais antigo que relata a infância de Jesus. O manuscrito, escrito em grego, tem mais de um milênio e meio de existência. Por muito tempo, ele permaneceu despercebido na biblioteca da Universidade de Hamburgo, pois seu conteúdo era considerado insignificante.
MANUSCRITO DO EVANGELHO DE TOMÉ
Este fragmento é uma cópia do Evangelho de Tomé, que não faz parte da Bíblia. Gabriel Nocchi Macedo e outros papirologistas do Instituto de Cristianismo e Antiguidade divulgaram suas descobertas na revista **Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik**.
RELATO DE MILAGRE NA INFÂNCIA DE JESUS
O documento descreve um milagre realizado por Jesus quando criança. Segundo o relato, Jesus, aos cinco anos, estava em um lago e moldou 12 pardais com barro. Seu pai, José, o repreendeu por realizar essa atividade no sábado sagrado. Em resposta, Jesus bateu palmas e deu vida aos pássaros.
CARACTERÍSTICAS DO FRAGMENTO
O fragmento contém cerca de 13 linhas e os pesquisadores acreditam que foi usado como exercício de escrita em uma escola ou mosteiro, devido à caligrafia desajeitada e aos traços irregulares.
IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA
Para os pesquisadores, esta descoberta é significativa porque oferece uma nova perspectiva sobre os textos antigos relacionados à vida de Jesus.
"Esta é uma descoberta significativa para o campo de pesquisa, já que o manuscrito remonta aos primórdios do Cristianismo. Até agora, um códice do século XI era a versão grega mais antiga conhecida do Evangelho de Tomé, que provavelmente foi escrita no século II dC",destacaram os pesquisadores.
Com informações do UOL