A Cordilheira do Espinhaço, localizada no Brasil, desponta como um destino turístico de natureza deslumbrante. Com mil quilômetros de extensão, a cordilheira abrange três biomas diferentes: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Com a maior cadeia de montanhas do País, é o lugar apropriado para o turista apaixonado por natureza. Reconhecida como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, essa região promete encantar os visitantes com suas montanhas monumentais, biodiversidade exuberante, águas cristalinas e pores do sol que transformam a paisagem em uma verdadeira obra de arte.
A Cordilheira do Espinhaço se estende por mil quilômetros, com 90% de seu território localizado em Minas Gerais e o restante na Bahia, atravessando a famosa Chapada Diamantina. Ela atravessa 172 municípios brasileiros, e algumas das cidades mais bonitas ao longo da Cordilheira são Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina, que desempenharam um papel fundamental na criação desse importante destino turístico para o Brasil. Além disso, a Cordilheira também engloba cidades como Ouro Branco, Ouro Preto, Catas Altas, Caeté, Serro, Diamantina, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Olhos-d'Água, Monte Azul, entre outras.
"A possibilidade de apresentar a Cordilheira do Espinhaço como um destino turístico nos enche de alegria. Além de sua beleza singular como a nossa única cordilheira, a região possui atrativos que trazem maior visibilidade ao país, impulsionam o emprego e a economia local. Todos ganham: os turistas, que vivenciarão momentos inesquecíveis; os moradores, que terão no turismo uma fonte de renda; e nosso país, ao mostrar a força do turismo nacional", explica a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Além das imponentes montanhas que compõem sua formação geológica, os visitantes encontrarão cânions, lagos, rios, cachoeiras e trilhas de diferentes níveis, perfeitos para serem explorados a pé ou de bicicleta. Essas atrações podem ser apreciadas nos parques que fazem parte da Cordilheira, como o Parque Estadual de Grão Mogol, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional das Sempre-Vivas. Em Botumirim, uma das cidades do roteiro, há um parque estadual onde foi avistada a rolinha-do-planalto, uma das aves mais raras do mundo.
Além da beleza natural, a região também abriga tesouros do turismo histórico, que só podem ser encontrados por aqueles que a visitam. A Cordilheira do Espinhaço foi o berço da ocupação decorrente da descoberta do ouro e do diamante no Brasil. Em Grão Mogol, por exemplo, os turistas podem explorar o centro histórico da cidade, que foi tombado como patrimônio histórico estadual. Outra atração imperdível é a Igreja Matriz Santo Antônio, construída em pedra e madeira, e eleita como uma das dez mais bonitas do estado.
Na região, é possível admirar pinturas rupestres em cavernas milenares e se deliciar com a gastronomia mineira e baiana, que são famosas pelos vinhos produzidos localmente, com destaque para a uva merlot, e pratos típicos que fazem sucesso nos dois estados.
Projeto e Parcerias
A Cordilheira do Espinhaço como novo destino turístico foi oficializada em março de 2023, através de uma parceria entre as prefeituras de Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina. Em 2022, a iniciativa foi discutida em um seminário nacional realizado no Ministério do Turismo. Para tornar esse projeto uma realidade, foi realizado um trabalho de capacitação e estruturação para melhor receber os turistas.
"Com esse projeto, a região tem um potencial enorme para se tornar um destino turístico de natureza, mostrando a riqueza de nossa biodiversidade e apoiando um turismo sustentável que respeite as tradições culturais locais", destaca Ítalo Mendes, Secretário de Turismo de Grão Mogol.
Prepare-se para se encantar com a Cordilheira do Espinhaço, o mais novo destino turístico de natureza do Brasil. Venha explorar suas paisagens deslumbrantes, mergulhar na biodiversidade única e se maravilhar com a cultura e história que permeiam essa região fascinante.