A desembargadora Liana Chaib foi eleita, por unanimidade, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI) para o biênio 2019/2020, em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, dia 17. O desembargador Wellington Jim Boavista foi eleito vice-presidente e corregedor-regional. A posse da nova direção será dia 30 de novembro.
O presidente do TRT/PI, desembargador Giorgi Alan Machado Araújo, desejou sucesso à nova gestão, “que terá grandes desafios, mas tanto a desembargadora Liana Chaib quanto o desembargador Wellington Jim tem experiência administrativa e certamente farão uma grande gestão”, destacou.
A presidente eleita, desembargadora Liana Chaib, disse que está preparada para assumir a presidência do TRT/PI pela segunda vez. “São novos cenários, novos desafios, novas metas. É um cenário desafiador, tanto econômico como até político. Temos algumas incertezas pela frente, mas eu costumo dizer as três palavras que guiam a minha vida: fé, coragem e moderação. Sou moldada a enfrentar desafios e isso não me assusta", pontuou.
A próxima presidente do TRT/PI compõe a Corte dede junho de 2001, quando foi nomeada por merecimento. Liana Chaib é Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Ceará, além de Especialista em Direito Público - Área de Direito Administrativo, pela Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, e em Direito Administrativo pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
Já foi Juíza Substituta do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, por nomeação mediante concurso público, em 1989, e sendo exonerada, a pedido, em 14.05.1990. Ingressou na 1ª instância da Justiça do Trabalho, nomeada por concurso público, como Juíza do Trabalho e foi Presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Teresina.
É professora de Direito Administrativo na Universidade Estadual do Piauí e também já lecionou na Universidade Federal do Piauí. Liana Chaib também já exerceu a presidência do TRT do Piauí, no biênio 2004-2006.
O desembargador Wellington Jim Boavista integra a Corte do TRT/PI desde a instalação do Tribunal, em dezembro de 1992, quando foi eleito Vice-presidente. Já foi presidente do TRT/PI em duas oportunidades: de 1992 a 1994, e de 2008 a 2010.
Especialista em Direito Público, é oriundo da advocacia, tendo sido chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ocupando, no TRT/PI, a vaga do quinto constitucional da OAB/PI.
Integrou as comissões para elaboração do Regimento Interno e de elaboração dos estudos técnicos, econômicos e jurídicos para criação de novas Juntas de Conciliação e Julgamento na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. Vai assumir a vice-presidência e a corregedoria do TRT/PI pela segunda vez.