Desfiles do Piauí Moda House encerram com chave de ouro; Veja como foi

Marcas nacionais e locais mostraram conceitos variados e mostraram a força da moda e do empresariado local, que aponta um estado ligado às tendências mundiais.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fórum, Mundoposto, M Brand, Via Corpus, Desfile DLT + Lindeberg Fernandes, além do Sebrae apresentando as marcas Sheire Santos, Twiggy e Zoka Bizoka, deram um show no último dia de Piauí Moda House. O evento mostrou a força da moda e do empresariado local, que aponta um estado ligado às tendências mundiais.

Os desfiles foram muito elogiados pelo público. “Eu fiquei muito surpresa com o resultado dos desfiles. Muita coisa bonita. Parece até que estou em São Paulo. Teresina arrasa, querida”, disse Francisca Leite, que esteve no desfile do Sebrae.

M Brand mostra essência cosmopolita

A M Brand apresentou nesta edição do Piauí Moda House 2019 a coleção Identidade. Com sua essência naturalmente cosmopolita, a marca piauiense propõe peças versáteis que dialogam com a mulher decidida, cheia de personalidade e estilo. A coleção abrange desde o sofisticado minimalismo à moda festa com sua vibrante valorização da elegante silhueta feminina. Para isso, foram usados chiffon, crepe, jacquard, paetê, renda francesa, veludo e zibeline de seda.

Crédito: David Carvalho

De uma maneira atualizada, a equipe de estilo comandada por Marina Marinho desenvolveu o primeiro desfile da marca. “Buscamos mostrar nesta noite o nosso DNA da M Brand, valorizando as formas geométricas nas roupas casuais e o luxo no bloco de moda festa. Também propomos peças com uma pegada de balada e diversão. Foi muito positivo nosso desfile. Um retorno muito bom. Uma grande visibilidade com a Meio Norte”, conta Marina Marinho.

A feição da mulher que se identifica com a M Brand é atualizada, urbana, versátil, madura e com um toque sensual na medida exata. O clássico repaginado também faz parte do seu guarda-roupa e do seu dia a dia de mulher contemporânea.

Em 2014, a M Brand surgia de maneira discreta no atelier de Crisolda Marinho, para atender um grupo íntimo com a missão de oferecer roupas com uma modelagem diferenciada e um acabamento impecável. Porém, o sucesso e a demanda foram aumentando e sua residência ficou pequena para tanto talento. Desde julho de 2018, a marca mostra em sua loja física, na Avenida Dom Severino, em Teresina, o que há de mais elegante do casual à moda festa.

Forum mostra lado social e ecológico

A Forum é uma queridinha pelo jeans perfeito. Quem não tem uma peça da loja no guarda-roupa? Mostrando um lado social e ambiental, a Forum arrasou na passarela. “A Forum apresentou a coleção outono-inverno. Trouxemos uma inspiração forte da Academia de Arte Moderna de Berlim, a Bauhaus. É uma coisa que está impressa nas estampas do desfile”, explica Adriana Rufino, sócia-proprietária da Forum em Teresina.

A marca aposta em um lado sustentável. “A Forum é uma marca de jeans wear, e dentro dessa gama de jeans, nós trazemos para essa coleção umas linhas diferenciadas, uma delas é uma linha green, que vem todo com esse conceito de sustentabilidade. Cada calça, para ser feita, gasta 70 litros d’água. Mas essa linha usa apenas 7, usando apenas 10% do necessário. É algo muito relevante, principalmente no mundo que estamos viviendo”, acrescenta Adriana.

Crédito: João Filho

A questão social, do combate ao trabalho escravo, é outra frente da marca. “Também trouxemos uma linha de jeans 100% algodão. Ele é produzido em fazendas do Mato Grosso, onde toda a roupa que é produzida tem um selo de qualidade. Nessas fazendas certificamos que não foi usado trabalho escravo. É uma preocupação extremamente pertinente”, analisa a empresária.

A Forum agora aposta no público teresinense. “A moda pode, sim, estar antenada com o contexto global, podemos ser transformação social. A moda está atrelada a essas bandeiras. E esse é o diferencial da marca. Pela primeira vez a Forum chega em Teresina com loja própria. Embora seja uma marca antiga, nunca havíamos tido uma loja própria na cidade”, aponta.

Mundoposto dá show na passarela

A Mundoposto deu um verdadeiro show na passarela. Com direito a música e muitas cores, o público vibrou e teve uma sensação de praia com balada. E essa é exatamente a mistura que a marca propõe, brincando com a moda praia em um estilo urban.

É o que explica Igor Leite. “A Mundoposto fez um desfile comemorativo de 15 anos. Fizemos um resgate da marca, através de sua história, e fomos atrás de pequenos detalhes que representam a marca. As cores representam nossa logomarca. A marca é de todo mundo, atende todos os públicos. É uma marca que abraça a identidade de Teresina”, conta.

Crédito: David Carvalho

O tema que a marca trouxe para a passarela encheu os olhos da plateia. “Temos um tema, que é ‘Um Sol Pra Cada Um’, para nossos 15 anos. Tivemos o apoio do Ostiga, que cantou vários artistas piauienses. Trabalhamos com moda praia, levando a questão do urbano beach. É uma brincadeira entre a praia e o asfalto, uma coisa conversa muito outra”, acrescenta Igor Leite.

Via Corpus: marca vem motorizada

A Via Corpus apresentou um desfile para lá de ousado. Abusando do jeans e de uma pegada motorizada, a marca mostrou nas passarelas modelos em cima de motos, de um jeito bem irreverente. A marca arrancou suspiros da plateia, que ficou apaixonada pelos looks carregados por uma sofisticação selvagem.

Abusando de jeans rasgados e muita atitude, a Via Corpus provocou desejo ao público presente. As peças com um design arrojado mostraram a força da marca em seduzir o público com muita ousadia.

Crédito: David Carvalho

“Via Corpus jeans é uma marca campo-maiorense com 28 anos de mercado, cinco lojas próprias entre varejo e atacado. Nessa edição do Piauí Moda House, apresentou uma coleção que carrega em seu DNA toda expressividade e rebeldia do rock  dos anos 80, trazendo para passarela um desfile que traduz a força e o poder da mulher que veste a marca. Essa mulher empoderada que não aceita rótulos, não tem medo de mudança, e que busca se posicionar na sociedade”, explica Clebiana Gomes, designer.

“Vou te falar, então, um pouco sobre a coleção. Nos inspiramos no movimento new wave, punk, rock e toda irreverência dos anos 80, apresentamos uma coleção que traz o Rock in Roll, trazendo a força e rebeldia da mulher poderosa que veste a marca!! Na passarela optamos por trazer atitude, independência e vibrações,    trazendo ao publico arte, música, cultura e gêneros. Style composto por um universo jeans, que vai ao básico até o exagerado com peças rasgadas, tachas, ilhós, rebites, botons, correntes, e toques de brilhos”, completa Francyane Martins.

DLT + Lindebergue Fernandes

Lindebergue Fernandes é estilista  autodidata, começou a trabalhar com moda nos anos 90 como assistente de estilo. Ele atua como consultor de desenvolvimento de produto em comunidades de artesãos e diretor criativo da marca masculina DLT.

Crédito: Victor Melo

Um dos celebrados estilistas do Brasil, Lindebergue Fernandes sempre surpreende, encanta e emociona com a sua arte. Este ano ele mistura conceitos, estéticas e ideias, mas, sem dúvida alguma, tem muito a dizer com sua moda autoral que choca, às vezes, mas que traz mensagens e significado.

Neste evento em Teresina, as fabulosas roupas mostram temas fora dos padrões convencionais em uma compilação que leva muito de autorreferência. O resultado é cheio de nostalgia.

Entre uma realidade política avassaladora, questões de gêneros ou relatos delicados de amor que despedaçam ou injetam o sentimento no coração, Fernandes busca, em suas memórias, relações familiares e religiosas.

A devoção de Lindebergue por Nossa Senhora é explícita - e Lindebergue relatou suas memórias afetivas como coroinha, grupos de jovens na igreja católica e o convívio com padres e freiras, com afinidades à bondade, ao amor e à fé.

De visuais sóbrios e totalmente claros, o estilista conseguiu relatar mensagens positivas por meio dos rosas-secos, azuis celestes e vermelho – com a mais bela representação dos corações.

Sebrae apresenta: Twiggy, Sheire Santos e Zoka Bizoka

Os desfiles do Sebrae na última noite do Piauí Moda House também foram um sucesso. A Twiggy apostou em peças estampadas e leves, com um ar bem carioca. Já Sheire Santos levou, para a passarela do evento, acessórios minimalistas e atemporais em tons claros. A Zoka Bizoca, que encerrou o desfile, apresentou uma coleção em tons terrosos, com cordas, representando a garra da mulher.

“Amei a minha parceria com o Sebrae. Fiquei super feliz pela oportunidade de apresentar o meu trabalho pela primeira vez no maior evento de moda do Piauí. Só tenho a agradecer ao Sebrae pela oportunidade”, disse Sheire Santos, proprietária da marca que leva seu mesmo nome.

Desfile Zoka Bizoca - David Carvalho

Desfile Sheire Santos - Crédito: David CarvalhoDesfile Twiggy - Crédito: David Carvalho

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES