O Ministério da Saúde incluiu no Programa Nacional de Imunização (PNI) a vacina contra o vírus H1N1 para pessoas privadas de liberdade e servidores de todo o sistema prisional do país. No Piauí, a Secretaria de Justiça, através da Coordenação de Saúde Prisional, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, já está realizando vacinação nas unidades penais.
Nas penitenciárias de Teresina, a vacina começou a ser aplicada nesta segunda (18), na Penitenciária Irmão Guido. Na terça (19), a imunização segue na Guido e também na Casa de Custódia. Já na quarta-feira (20), será a vez da Penitenciária Feminina.
Nas unidades prisionais do interior, a campanha de vacinação também já está sendo iniciada. De acordo com a coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, as campanhas de imunização no sistema prisional são planejadas e executadas anualmente.
"Trabalhamos na prevenção, para que as pessoas privadas de liberdade não adoeçam. Nesse sentido, a Sejus tem planejado e pactuado com os municípios várias ações de saúde, seguindo a orientação do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional", frisa.
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, observa que a "Sejus tem avançado na atenção básica à saúde nos presídios, trabalhando de forma conjunta com a Secretaria de Saúde do Estado e as secretarias de Saúde dos municípios, visando à expansão da Política Nacional de Saúde no Sistema Prisional".
A vacinação dos detentos e servidores é feita pelas próprias equipes de saúde das unidades penais, contando com o apoio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) e do grupo de escolta de agentes penitenciários.