Dia da Amazônia: 8 fatos que alertam a urgência da preservação - 5- Perda de biodiversidade

Exploração da madeira, perda de parte dos recursos hídricos do bioma, risco de extinção de algumas de suas espécies e aumento das secas provocadas pelas queimadas, entre outros. - 5- Perda de biodiversidade

Slide 6 de 9

5- Perda de biodiversidade

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um estudo internacional com a participação de cientistas brasileiros publicado em 1º de setembro na revista científica "Nature" revela que os incêndios que atingiram a Amazônia desde 2001 podem ter afetado 95,5% das espécies de plantas e animais vertebrados conhecidas em todo o bioma. Além disso, a cada novos 10 mil km² de área queimada, até 40 espécies a mais podem ser prejudicadas.

A publicação destacou que o fogo neste período afetou 53 das 55 espécies de mamíferos ameaçadas de extinção; 5 das 9 espécies de répteis ameaçadas de extinção; 95 das 107 espécies de anfíbios ameaçadas de extinção; e 236 das 264 espécies de plantas ameaçadas de extinção.

"A biodiversidade funciona como um cinto de segurança da Amazônia. Ou seja, quanto mais biodiversa, maior a capacidade da floresta de se adaptar a crises e resistir aos distúrbios climáticos. Porém, conforme vamos retirando diversidade das suas espécies, vamos enfraquecendo a resiliência da Amazônia", explica um dos autores do estudo, Paulo Brando, pesquisador do Ipam.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES