Com o objetivo de celebrar o Dia da Mulher Advogada, ocorrido nesta quinta-feira (15), a advogada criminalista Raissa Mota, Conselheira seccional titular da OAB PI, realizará o “Café com elas”, evento que terá como temática principal “Esperança Garcia: Um paralelo da luta por direito à liberdade e advocacia feminina com suas variáveis com o desenvolvimento da carreira”.
De acordo com Raíssa Mota, a proposta é reunir advogadas de todo o estado para um bate-papo e troca de experiencias em vários setores da carreira profissional.
“Vamos debater sobre conquistas, desafios e também sobre os espaços ocupados pela mulher no cenário jurídico do Piauí e do Brasil, sobre independência financeira, empreendedorismo, dentre outras temáticas, destacando o protagonismo e o empoderamento feminino”, pontua a advogada.
O encontro acontecerá no Sesc Cajuína, nesta sexta-feira (16), às 18h30.
SOBRE O DIA DA ADVOGADA
De acordo com as professoras de pós-graduação da UFRJ, Myrthes Gomes de Campos militou a favor da emancipação feminina e sua atuação foi fundamental para a promulgação da lei nº 4.121, de 1962, conhecida como Estatuto da Mulher Casada, um dos principais dispositivos que trouxe grande parte das inovações no tratamento das mulheres. A advogada, infelizmente, não viveu para acompanhar sua vitória de perto: ela faleceu em 20 de janeiro de 1965, no Rio de Janeiro.
Em homenagem ao legado de Myrthes, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB instituiu, desde 2016, o dia 15 de dezembro como o Dia da Mulher Advogada, data que não é apenas sobre parabenizar as advogadas que militam bravamente, mas também sobre lançar luz nas dificuldades que apenas elas enfrentam.
SOBRE ESPERANÇA GARCIA:
Esperança Garcia foi reconhecida em petição pela OAB-PI, em 2017, após historiadores encontrarem uma carta sua escrita às autoridades denunciando maus tratos em 1770. No dia 25 de novembro deste ano, mais uma conquista aconteceu: O Conselho Pleno da OAB Nacional reconheceu Esperança Garcia, uma mulher negra e escravizada, como a primeira advogada do Brasil.