Dia de Finados: FMS recomenda que visitas a cemitérios sejam rápidas

A carta também recomenda que a visita para uma mesma sepultura seja de até 4 pessoas, entrando em duplas, não sendo recomendado que todos entrem ao mesmo tempo.

Dia de Finados: FMS recomenda que visitas a cemitérios sejam rápidas | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou carta com recomendações para a população que fará visitas aos cemitérios, no Dia dos Finados, na segunda-feira (2). 

Além de medidas como uso de máscara e distanciamento social, a FMS solicita que as visitas sejam rápidas e que ocorram em dia anterior ou posterior ao dia 02, para evitar grande circulação de pessoas. O objetivo é reduzir a proliferação do novo Coronavírus nesses locais.

A carta também recomenda que a visita para uma mesma sepultura seja de até 4 pessoas, entrando em duplas, não sendo recomendado que todos entrem ao mesmo tempo. Os visitantes devem evitar cumprimentos como beijos e abraços. Eles também  podem levar álcool em gel individual para higienização das mãos. Ao utilizá-lo, tomar cuidado pois o álcool  é inflamável e, nesse periodo, existe a tradição de acender velas. É   recomendado ainda que não levem alimentos e flores artificiais, pois esses objetos podem estar contaminados com o vírus.


Cemitério de Teresina - Foto: Meio Norte

“Recomenda-se ainda que a entrada de pessoas seja controlada. As pessoas com problemas de saúde, idosos e crianças devem evitar a ida aos cemitérios. Todo os visitantes devem manter o distanciamento seguro de 2 metros entre as pessoas. É desaconselhado também a presença de vendedores de velas, flores e alimentos e outros produtos nas proximidades dos cemitérios”, afirma a médica infectologista do COE da FMS, Amparo Salmito.

“O dia dos finados é uma data em que, tradicionalmente, ocorre visitação mais intensa aos cemitérios e, consequentemente, pode gerar aglomeração de pessoas e contribuir para aumentar a proliferação do novo Coronavírus. Nós ainda nos encontramos em um período de pandemia e todos os cuidados devem ser mantidos para evitar o contágio e o aumento do número de casos e de óbitos por Covid-19 na cidade”, finaliza a infectologista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES