Em 1999, a Revista “Time” fez uma grande pesquisa entre os seus leitores para que opinassem sobre a personalidade mais importante do milênio que estava terminando. A surpresa foi que, entre muitos personagens na história da humanidade, como Guttenberg, Cristóvão Colombo, Mozart, Albert Einstein, São Francisco ficou em primeiro lugar. Não era uma um veículo de comunicação religioso que pedia a opinião dos leitores, mas uma revista leiga.
Praticamente hoje, São Francisco continua sendo tema de estudo, livros, exposições pelo mundo afora. E o que provoca tanta atração e encantamento por esse santo católico nascido em Assis, na Itália quase no final do século XII? A resposta está na sua vida de fé e oração, radicada no Evangelho de Jesus Cristo. Francisco toca o coração de milhares de fiéis, em especial no interior nordestino e no Piauí, seja pelas graças recebidas ou por sua intercessão.
O santo é até aos tempos atuais exemplo de desapego e simplicidade. O padre da Paróquia São Francisco- bairro Cidade Nova, Darlei Ferreira falou da importância do franciscano para os cristãos.
“Francisco foi filho de família nobre e deixou tudo, até suas vestes e entrou na vida religiosa. Ele ouvia uma voz no seu coração que dizia ‘Francisco vai reconstrói a minha igreja’, na verdade o que o Senhor colocava era que ele ajudasse as pessoas. Sua missão foi viver o Evangelho e o estilo de vida de Jesus literalmente. Ele renunciou a riqueza para viver junto aos pobres – cuidava dos leprosos-, e aproveitou também para cuidar dos animais como quem entendia, interpretava a comunicação dos bichos e da natureza”, considerou.
Nesta sexta-feira (4), data que o homenageia, milhares de devotos participam de missas e sairão às ruas de Teresina e de diversos municípios para celebrar o dia.
O tema da festa neste ano de 2019 foi: "Com São Francisco batizados e enviados em missão”. Segundo a Arquidiocese de Teresina, as procissões e cortejo com a imagem de São Francisco ocorrerão no fim da tarde em oito bairros na Capital:
Convento de São Benedito, no Centro: Procissão às 17h com missa campal em seguida.
Santuário de São Francisco de Assis- Dirceu I: 15h missa da Misericórida. Procissão às 17:30.
Paróquia São Francisco- Bairro Cidade Nova: a programação inicia com a missa campal às 18h e após a procissão.
Paróquia Nossa Senhora das Graças (capelinha de palha): Procissão às 17:30.
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Morada Nova):Procissão às17h saindo da capela do Lourival Parente e missa campal às 19h.
ComunidadeSão Francisco (Parque Antártida): Procissão às17h:30.
Diaconia Territorial São Francisco de Assis –Angelim: Procissão às 18h.
Área Pastoral São Francisco de Assis e Santa Clara - (Piçarreira): Procissão e missa às 17h.
E no interior nas seguintes cidades: Valença, Francinópolis, Parnaíba, Picos, Hugo Napoleão, Morro do chapéu do Piauí, Lagoa de São Francisco, Juazeiro do Piauí, São Francisco do Piauí, Rio Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Francisco Macedo, Wall Ferraz, Acauã, Curral Novo do Piauí, Tamboril do Piauí, Santa Luz, Barreiras do Piauí, São João da Varjota e São Francisco de Assis do Piauí.
De acordo com o pároco Darlei, as festas devocionais a São Francisco são as maiores quando se considera a presença de público o que torna o santo um dos mais lembrados pelos piauienses. “Francisco renunciou os bens deste mundo, sua pobreza nos enriquece e por essa decisão, ele continua atraindo as pessoas e os piauienses pela sua coragem na maneira de viver. Ele restaurou a igreja, foi em missão, abraçou os leprosos e os acolheu como irmão e filhos de Deus”, diz.
Devoção
O desejo de seguir a Cristo chamou a atenção de inúmeros homens e mulheres, nascendo assim rapidamente a fraternidade, hoje conhecida no mundo todo como "franciscanos". Movido por esse sentimento, o Frei Rubén Breno, da Fraternidade São Benedito ressalta a vida deste grande Santo da Igreja.
"O pobre de Assis buscou em tudo assemelhar ao Filho de Deus, que definitivamente, carregou em sua própria carne, o brasão do maior dos Senhores, os estigmas de Jesus. São Francisco morreu aos 03 de outubro de 1226, à tarde, cantando louvores ao Deus criador, deixando uma rica espiritualidade, uma grande família de irmãos e irmãs e um grande amor no coração do povo, que o honra por ser um grande arauto de Cristo", concluiu.
Em um mundo tão marcado pela violência, a paz, para Assis, não é palavra de efeito, mas o próprio conteúdo de sua vida, e como mensagem dele mesmo, “Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa Paz”!