Anualmente, no dia 18 de maio celebra-se o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, é alarmante o número de casos de abuso e violência contra os jovens no País. Por isso, essa data foi criada com o intuito de ajudar a combater esse mal que destrói a vida de milhares de pessoas todos os anos.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), órgão responsável pela coordenação das ações de combate à esses tipos de violações, e o Disque 100, até junho de 2018 houve 36.757 denúncias feitas sobre casos de abuso sexual infantil. Vale frisar que a maioria desses crimes não são denunciados, por isso, muitas vezes as estatísticas não condizem com a árdua realidade.
O relato de quem viveu
Youtuber, palestrante e digital influencer cristã, Fabiola Melo foi vítima de abuso por uma pessoa de confiança da família: um homem que frequentava a mesma igreja e a tocou indevidamente. Como ela era criança, não entendeu a violência que havia sofrido, então sem denunciar seguiu com as marcas dessa violação.
Anos depois, após um pesadelo, a palestrante se recordou do ocorrido e a angústia veio à tona. Incentivada pela própria dor e pelos inúmeros pedidos de socorro que recebe diariamente nas redes sociais, a jovem influenciadora escreveu seu novo livro, A culpa não é sua, lançamento da Editora Mundo Cristão. Nessa obra, ela ajuda vítimas a superarem o passado, se curar e descobrir o seu valor.
Além da própria experiência, em “A Culpa Não é Sua”, Fabiola revela relatos marcantes de diversas mulheres que também sofreram com a agressão, seja na infância ou na vida adulta. Além disso, nesse livro, a autora expõe que Deus sempre está nos olhando e mostra que ninguém deve ficar preso no que aconteceu.
A publicação traz ainda uma série de complementos importantes, como explicações acerca dos mitos e realidades relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes, informações úteis sobre os meios de denunciar o crime e dados sobre abuso no Brasil. Fabiola é uma voz muito forte na luta contra o assédio, sua obra é um aliado para todas as pessoas. Vítima ou não, “A culpa não é sua” é um verdadeiro guia instrutivo para quem deseja levantar a voz e lutar contra esse mal.