Em Teresina, capital piauiense, o Dia do Samba, que é comemorado todo dia 02 de dezembro, será celebrado de uma forma diferente, é que um grupo de sambistas resolveram se unir para unir o samba e a solidariedade através de uma campanha de doação de sangue denominada “Sou Sambista Sangue Bom”, que será realizada no Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí). A intenção do Piauí Samba, como é conhecido esse grupo de sambista, é ajudar o hemocentro a manter o seu estoque de sangue, já que no ano passado, por conta de ações solidárias, foram recolhidas 44.665 bolsas, representando um aumento de 11,25%, isso comparado aos dados do ano anterior, onde o Hemopi conseguiu 39.644 doações.
Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) comenta que a pasta da cultura tem buscado por orientação do prefeito Dr. Pessoa, a sempre apoiar iniciativas, a exemplo da promovida pelo Grupo Piauí Samba, que contribuem diretamente com o cidadão teresinense que precisa de alimentos, roupas e até mesmo de sangue. Ele diz também que a cultura tem sido exemplo e que por conta disso, a fundação continuará reafirmando o seu compromisso com a solidariedade.
Dia do Samba será comemorado com campanha de doação no Hemopi
“Neste final de ano estamos apoiando e promovendo diversas atividades solidárias com o intuito de ajudar ao próximo. A população de Teresina vem entendendo o nosso objetivo e como sempre vem ajudando, por isso acreditamos que mais uma vez a Campanha Sou Sambista Sangue Bom, irá contribuir diretamente com o aumento de estoque de sangue do Hemopi”, conta Ênio Portela.
De acordo com o diretor do movimento Piauí Samba, Robert Gleydson, este é um projeto que nasceu da necessidade de mostrar para o público, que além do samba, os sambistas também podem contribuir com o próximo, e segundo ele, a doação de sangue foi uma forma encontrada para dar essa contribuição a sociedade. Ele comenta ainda que desde o seu início, a campanha “Sou Sambista Sangue bom”, vem obtendo resultados positivos e que por isso, a mesma já faz parte do calendário de atividades do Hemopi e da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), que por meio da FMC, segundo ele, tem sido uma importante parceira.
“Durante todo o dia teremos na porta do Hemopi vários grupos de samba se apresentando para o público, é uma campanha linda, pois estamos fazendo algo para ajudar a salvar vidas. Ainda estamos em pandemia, perdemos muitos irmãos, com essa contribuição iremos mais uma vez mostrar que vidas humanas importam”, conta Robert Gleydson, que finalizou convidando a todos a fazerem parte dessa corrente do bem.
A Campanha Sou Sambista Sangue Bom ocorrerá na próxima sexta-feira (02/12), nos turnos manhã e tarde, no Hemopi, que fica localizado na Rua 1° de Maio, 235, Centro/Sul. Após a contribuição, o doador poderá cair no samba com os melhores grupos locais.