O Dia Mundial do Rim, 9 de março, incorporado pela primeira vez na agenda da Sociedade Internacional de Nefrologia (INS) em 2006, encontra-se em sua 17ª edição e vai reunir milhões de pessoas em mais de 150 países. Em Teresina,a data será celebrada com atendimentos gratuitos nesta quinta-feira (9), em três pontos da capital. O evento contará ainda com a iluminação especial da ponte João Isidoro França (Ponte Estaiada), na zona Leste da capital, que terá as cores da campanha, que neste ano será na cor laranja, a partir das 18h30.
E vocês sabia que 1 em cada 10 brasileiros tem doença renal cronica e não sabe? Foi pensando nisso que a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou uma campanha de conscientização para alertar sobre a importância de prevenir e diagnosticar a doença renal crônica. A ideia é vestir você também essa camisa e ajudar a controlar e combater essa doença que, quando é diagnosticada precocemente, pode ser controlada.
Os cantores Léo Santana e Juliette são as estrelas desta campanha que está sendo amplamente divulgada nas redes sociais como alerta à população em geral.
Na capital piauiense, os atendimentos vão acontecer na Praça João Luis Ferreira, Centro de Teresina, no horário de 9h às 13h; no Shopping Riverside, zona Leste da cidade, de 14h às 19h, e na Ponte Estaiada, de 16h às 19h.
De acordo com o médico nefrologista Rafael Rebelo, as equipes que vão atuar nesta quinta-feira são formadas por 25 profissionais, entre médicos nefrologistas, equipes de enfermagem, nutricionistas, além de estudantes de medicina e representante da Associação de Pacientes Portadores de Doenças Renais. “Esta será a primeira vez que teremos essa atividade em Teresina como forma de conscientizar a todos sobre os riscos da doença renal crônica”, alerta, mencionado que nos três pontos haverá distribuição de panfletos, conversa dos profissionais de saúde com a população, “bem como serão repassadas orientações sobre os cuidados necessários para prevenir a doença renal.
De acordo com o Ginivaldo Victor Ribeiro do Nascimento, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Piauí, “9 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. É o momento de conscientizar sobre a importância do diagnóstico da doença renal, uma doença que é silenciosa, muita gente não sabe que tem e acomete cerca de uma a cada dez pessoas. Na quinta-feira será realizada uma série de eventos em Teresina, organizados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (Regional Piauí). Teremos eventos na Praça João Luiz Ferreira, Riverside Shopping e Ponte Estaiada”, reforça, mencionando que através de um exame simples e barato, chamado creatinina, principalmente para quem tem hipertensão ou diabetes, é possível fazer um diagnóstico. “Porque são as principais causas dessa doença”, conclui o médico que espera contar com a presença de todos no Dia Mundial do Rim.