Dirceu é o segundo maior polo comercial do Piauí

Região é a segunda com maior número de empresas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A região do grande Dirceu tem mostrado muitas potencialidade para o comércio. Para se ter ideia, se o conglomerados de bairros fosse uma cidade, a zona Sudeste seria a segunda maior do Piauí, perdendo apenas para a própria capital, Teresina.

Os comerciantes revelam o porquê do Dirceu ser tão próspero. Viviane Feitosa, empresária do ramo de confecções, por exemplo, está com expectativa positiva. “A região é muito grande. A demanda é grande para tudo. As pequenas indústrias estão procurando o Grande Dirceu para ficar perto da mão de obra. A partir do momento que emprego o funcionário, gera renda na região e ele gasta no comércio. A economia está melhorando significativamente”, revela.

O comércio aos poucos vai superando a crise econômica que assola o país. “Os dois últimos anos foram pesados, mas os incentivos junto aos bancos fizeram com que as empresas fizessem maiores investimentos. Acredito em julho do ano que vem o comércio normalize da crise. Mas aqui no Dirceu, graças a Deus, está bom”, acrescenta Viviane.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Venâncio Cardoso, o Dirceu tem recebido investimentos para manter os bons negócios. São mais de mil empresas funcionando formalmente na região. “Perdendo apenas para o Centro, o grande Dirceu é a região com maior número de empresas, ou seja, negócios formalizadas. A prefeitura de Teresina de Teresina investiu em asfaltamento no Dirceu, totalizando mais de R$ 1 milhão, facilitando o acesso ao bairro e aos comércios. Já gastamos mais de R$ 500 mil de iluminação”, revela.

A prefeitura tem buscado atrair empresas de grande porte. “Nós conseguimos, com articulação da prefeitura, trazer duas grandes empresas da região. Uma empresa de telemarketing gera mais de 3.500 empregos, e um supermercado de uma grande rede gera diretamente quase 600 empregos e fomenta uma cadeia produtiva de lanchonetes e comércios ao redor, gerando mais de 900 empregos”, aponta o secretário.

O Dirceu é populoso e tem grande mercado consumidor. “É o bairro mais populoso do Piauí, com população que perde apenas para Teresina, sendo maior que todas as outras cidades do Piauí. Então possui um mercado consumidor interno muito grande. A comunidade termina se auto-abastecendo. O sistema de ônibus também melhorou o acesso, a partir da integração. A região Sudeste é uma grande área de exploração”, finaliza Venâncio Cardoso.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES