A Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH) ganhou um retrato panorâmico que reflete seu trabalho feito ao longo dos anos. Foi lançado nesta terça-feira (12), na sede do órgão, o livro “História da Cohab e ADH-PI”, que reúne informações sobre a política de habitação na administração pública estadual.
O lançamento do livro faz parte das comemorações de 15 anos da ADH, entidade que substituiu a antiga Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI). De autoria de Gilvana Gayoso, a publicação é dividida em duas partes e aborda assuntos relacionados aos projetos e contribuições das políticas de habitação à comunidade.
“É com muita alegria que hoje nós celebramos os 15 anos da ADH, órgão que substituiu a antiga Cohab. No decorrer de seus 56 anos, a ADH desenvolveu seu trabalho com muita dedicação e muito compromisso. Há anos eu sonho em contar essa história para mostrar aos piauienses o quanto a ADH é importante”, disse Gilvana Gayoso.
Segundo a diretora, o livro será disponibilizado para instituições de educação como aporte em pesquisas relacionadas à história das políticas de habitação no estado.
Na cerimônia de lançamento, foram exibidos os momentos marcantes dos resultados alcançados pela entidade, como a entrega de casas aos mutuários e serviços de mobilidade urbana no Piauí.
Venância Alves, coordenadora de logística e abastecimento da ADH há mais de 40 anos, disse que foi um momento de reencontro com a antiga Cohab. “Eu acredito que para muitos, principalmente para quem viu a casa nascer, é uma ocasião que tem um significado gigante, é sobre contar que sempre trabalhamos pela melhoria da vida das pessoas”, falou.
Justino Ivo Carvalho, coordenador de projetos sociais da ADH, destacou que a entidade tem dado ênfase nos projetos que atendem às camadas menos favorecidas na área de habitação e saneamento básico.
“Sempre abraçamos a população mais vulnerável da sociedade no âmbito habitacional. Até mesmo na pandemia, não paramos de atender e realizar projetos que trazem moradia digna às pessoas”, disse.
A ADH carrega do papel de realizar estudos dos problemas da habitação popular em todo o estado do Piauí, com vistas a execução de obras e programas de construção e melhorias de unidades residenciais com atendimento à população de baixa renda.
Recentemente, o Programa Regularizar, executado pela ADH, avançou com o trabalho desenvolvido nos conjuntos habitacionais construídos pelo governo. Apenas em janeiro deste ano, já foram contabilizados trabalhos em 22 conjuntos atendidos, incluindo os dos municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Picos, Itainopolis e Floriano.