O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ribamar Bastos, indicou na terça-feira (21) que o órgão está aguardando uma resposta do Estado sobre as obras de duplicação da BR-343 e da BR-316, nas saídas de Teresina.
Diante da rescisão contratual com as construtoras responsáveis pelas intervenções e a demora para a conclusão dos serviços, a responsabilidade da duplicação, que atualmente está sob a incumbência do Governo do Estado, pode ser transferida para o DNIT.
"Em relação à duplicação da BR-343, na saída para Altos, e da BR-316, na saída para Demerval Lobão, que está entregue ao Estado através de um convênio assinado ainda em 2012, a situação atual é que as obras encontram-se paralisadas e sem contrato, uma vez que as empresas contratadas para fazer essas obras pediram a rescisão do contrato, e foram rescindidos pelo DER, então o DNIT está aguardando uma posição do Governo do Estado no sentido de chamar as colocadas no certame licitatório, ou fazer nova licitação para concluir essas obras que se arrastam desde 2012. A posição do DNIT é de aguardar uma ação do Governo do Estado", disse Ribamar Bastos.
Em tal âmbito, vale destacar que, no mês passado, o senador Elmano Férrer (Podemos) esteve reunido com o diretor-geral do DNIT, Gen. Antônio Leite Santos Filho, onde foi comunicado que o órgão iria cobrar o reinício das obras de duplicação aos acessos da capital e obediência ao novo cronograma, e caso não houvesse a retomada, o Departamento iria assumir as obras para si.