Documentário “Niède” está em cartaz nos cinemas de Teresina

A história da arqueóloga que dedica a sua a vida ao Parque Nacional Serra da Capivara é contada em um documentário que já está disponível nos cinemas de Teresina

Niède | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A história de uma mulher que cravou em sua vida o Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul do Piauí, Niède Guidon, arqueóloga brasileira, agora é contada em um documentário.

"Niède", dirigido por Thiago Tambelli mergulha em águas profundas e mostra os desafios enfrentados pela profissional para proteger e erguer um patrimônio da humanidade. O longa-metragem já está disponível nos cinemas de Teresina.

Em mais de duas horas de duração, o filme capta o começo da jornada da arqueóloga com arquivos dos anos 60 aos 80. No conteúdo, é evidenciada a força da arqueóloga para provar para entidades, organizações e sociedade sobre a verdade acerca da chegada do homem ao continente americano e as ricas provas espalhadas pela região do Piauí. 

FOTO: Divulgação

“O documentário revela o tamanho do esforço e dedicação de Niéde para preservar as memórias da pré-história e é uma celebração às nossas ancestralidades, humanas e naturais”, afirma Tambelli. 

"Niède” conta com depoimentos de quem esteve com a arqueóloga desde a sua chegada à região, como a amiga Sílvia Maranca; os mateiros João da Borda, Justino, Nilson e Nivaldo, que abriram os primeiros caminhos na caatinga e apresentaram centenas de tocas e pinturas; mulheres que tiveram sua vida modificada pela ação de Niéde de valorizar o feminino; ou ainda colegas da academia, como o atual chefe da Missão Francesa de Pesquisa na Serra da Capivara, o especialista em líticos, Eric Boeda.

O longa-metragem teve a participação de 25 profissionais, desde a fase de pesquisas, iniciada em 2016, até a finalização. A produção é da B&T Audiovisual, do Piauí, a coprodução da Lente Viva Filmes, e a distribuição da ELO Company. 

Em 2019, o filme participou do “É Tudo Verdade”, maior evento de documentários da América Latina, e se configurou como o primeiro longa com projeção nacional realizado por produtora piauiense a estrear no Festival.

A estreia de “Niède” nas demais regiões brasileiras está marcada para 17 de dezembro, nas plataformas digitais. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES